Por Iluska Lopes

O convidado da semana do programa TRIBUNA NA TV – vai ao ar na TVC-Rio a meia noite, canal 6 da operadora NET – tem prestado diversos serviços em defesa da luta dos trabalhadores e da soberania nacional ao longo dos últimos 50 anos, inclusive enfrentando o monopólio midiático e a nefasta Rede Globo.

O deputado federal Paulo Ramos (PDT-RJ) iniciou sua militância política nos anos 60 e teve destacada participação na luta contra a ditadura, pela anistia e pela democratização do país, integrando a corrente dos chamados autênticos do antigo MDB. No ano de 1988, defendendo iniciativas em prol da igualdade social e na defesa dos Direitos Humanos, o deputado constituinte Paulo Ramos esteve ao lado dos trabalhadores na elaboração da Constituição da República Federativa do Brasil.

Nascido e criado no bairro de Realengo, subúrbio do Rio de Janeiro, Paulo Ramos é oficial da reserva da PM, advogado, administrador de empresas e especialista em políticas públicas pela UFRJ. Foi presidente do Clube dos Oficiais da PM/BM (1985), sendo a principal liderança na luta por melhores salários e condições de trabalho, e teve destacada participação em defesa da anistia e pela democratização do país.

Foi escolhido o Deputado Constituinte Nota 10 (1988) pelo DIAP, órgão do Dieese, por ter defendido e votado em todos os direitos dos trabalhadores. No segundo mandato, Paulo Ramos (1990/94) se notabilizou pela luta contra a revisão constitucional, que pretendia retirar do texto da Lei Magna direitos e conquistas dos trabalhadores e de proteção e defesa da nação.

Como Deputado Estadual (de 1998 a 2018), tornou-se o principal defensor e articulador parlamentar em benefício da causa dos trabalhadores e de todas as categorias de servidores, nas suas lutas por planos de cargos e salários e em todas revindicações salariais e por melhores condições de trabalho. Desde fevereiro de 2019, Paulo Ramos retornou ao Congresso Federal para seu terceiro mandato como deputado federal.

A entrevista foi focada nos temas que estão em pauta no Congresso Nacional. Com aproximadamente 30 minutos de duração, o programa TRIBUNA NA TV é apresentado pelo jornalista Daniel Mazola, produzido pelo jornal Tribuna da Imprensa Livre. Confira a entrevista: