Por Alcyr Cavalcanti –
Projetado pelo gênio de Oscar Niemeyer a Passarela Professor Darcy Ribeiro mais conhecida como Sambódromo é uma enorme estrutura de concreto armado que foi inaugurado no Carnaval de 1984 após muita polêmica e muito esforço. Operários se revezavam em vários grupos, trabalhando diuturnamente para entregar a obra em pouco mais de quatro meses. A obra veio substituir as arquibancadas de madeira que eram montadas na Presidente Vargas, o que viria a causar um enorme transtorno. Era necessário um lugar apropriado para os desfiles das escolas de samba, o sonho do antropólogo Darcy Ribeiro, um verdadeiro estádio para a maior festa popular.
O gênio de Oscar Niemeyer com ajuda do engenheiro José Carlos Sussekind responsável pelo cálculo estrutural permitiu que a obra ficasse pronta para o carnaval de 1984 o que causou enorme polêmica, por motivação política por grupos de direita que haviam sido derrotados na eleição de 1982, quando Leonel Brizola venceu o pleito estadual. Uma obra desse porte construída em tão pouco tempo não poderia dar certo, para certo setores que faziam oposição ferrenha ao governador. Trabalhava na equipe fotográfica do Globo, então fui designado para encontrar prováveis rachaduras, erros na estrutura que poderiam causar um desastre, a vitimar milhares de pessoas. Fui substituir um colega, que nada encontrou, nem poderia encontrar. Debaixo de um calor infernal comecei a procurar sabendo que nada iria encontrar, então comecei a fotografar detalhes em ângulos diversos. Em um dos meus registros fotográficos apareciam em destaque as juntas de dilatação nas arquibancadas, necessárias em obras de concreto armado. A imagem foi utilizada em destaque com a legenda que dizia poder causar um desastre em um provável desabamento, um texto Fake e maldoso e de certa forma grotesco, que satisfez a direita raivosa, mas que levou temporariamente o jornal ao descrédito com uma legenda funesta e totalmente parcial.
A Passarela do Samba está aí, firme e forte para fazer a alegria de milhares, ao vivo e a cores e de milhões de espectadores em todo o planeta. Quarenta anos de Desfiles de Carnaval, quarenta anos de muita alegria onde milhares de pessoas trabalham o ano inteiro para fazer o “Maior espetáculo da Terra”.
ALCYR CAVALCANTI – Jornalista profissional e repórter fotográfico, presidente da ARFOC. Trabalhou nos principais jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo e em agências de notícias internacionais. Bacharel em Filosofia pela Universidade do Estado da Guanabara (atual UERJ) e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor universitário, ex-secretário da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo