Por Siro Darlan

Nos últimos anos, felizmente avançamos alguns passos importantes em relação aos direitos da população LGBTQI+, em 2019 o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a criminalização da homotransfobia. Contudo, já há alguns anos, o Brasil lidera o ranking de países com maior número de assassinatos de pessoas trans, ainda temos muito para evoluir, por isso a relevância dessa nova coluna relacionada à comunidade LGBTQI+. O titular desse espaço é o especialista em direitos humanos e magistrado Siro Darlan que conta com a participação do deputado Carlos Minc, militantes da área e outros colaboradores do jornal Tribuna da Imprensa Livre. (Daniel Mazola, editor-chefe).

Projeto que obriga a produção de Dossiês anuais sobre Racismo, Lgbtifobia e Intolerância Religiosa

“Aprovamos importante projeto de lei que determina que o ISP (Instituto de Segurança Pública) prepare semestralmente dossiês qualitativos sobre os crimes de racismo, intolerância religiosa e LGBTIfobia. A Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) e o ISP têm estatísticas dispersas, não há uma análise qualitativa agregada. Como evoluíram essas estatísticas de ano pra ano, semestre pra semestre? Em que regiões se concentram cada um desses três tipos de crimes? Quem são os autores? Em que espaços e horários esses crimes são cometidos?

Isso é muito importante para termos políticas públicas de prevenção e repressão a esses crimes e de combate à impunidade. Discutido e elaborado em audiência pública da Comissão de Combate às Discriminações, que presido, o PL é de minha autoria em coautoria com as deputadas Martha Rocha, Dani Monteiro, Mônica Francisco e Renata Souza. É um projeto que foi negociado para que seja sancionado pelo governador. É mais um passo na luta contra o preconceito! Uma sociedade não será livre enquanto pessoas forem massacradas, injuriadas e perseguidas por sua raça, religião ou sexualidade.”

(Colaboração: Deputado Estadual Carlos Minc)

Escola sem Mordaça é aprovada na Alerj

Grande vitória! A Alerj rejeitou todas as emendas bolsonaristas que pretendiam desfigurar nosso Projeto de Lei “Escola Sem Mordaça”, em coautoria com André Ceciliano.

É a antítese do “Escola Sem Partido” bolsonarista que, na realidade, seria a “Escola Sem Liberdade”.

É o primeiro PL do país que garante a ampla liberdade de expressão de professores e alunos. Autonomia nas aulas, sem censura. Também proíbe filmar alunos e professores sem autorização dos próprios — como queriam os espiões das milícias bolsonaristas.

Escola e universidade são ambientes de troca de ideias, de aprofundar discussões e de liberdade. Nunca de seitas que proíbem discutir ditadura, LGBTfobia e racismo. Uma vitória de alegrar os nossos corações. Vitória da liberdade, dos movimentos sociais e daqueles que resistem contra o totalitarismo!

(Colaboração: Deputado Estadual Carlos Minc)

***

Campanha de comunicação do projeto Painel da Violência contra a População LGBTI – Rio

A Aliança Nacional LGBTI, em parceria com o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, está lançando a campanha de comunicação do projeto Painel da Violência contra a População LGBTI – Rio.

São diversos materiais, entre cards virtuais e folders, com informações úteis que visam difundir conhecimentos e informações sobre violência e discriminação contra a população LGBTI no estado do Rio de Janeiro.

Acompanhe em nossas mídias sociais.

#DireitoLgbti #pride #diversidade #EspalheRespeito #AliançaNacionalLGBTI #GrupoArcoÍris


SIRO DARLAN –  Juiz de Segundo Grau do TJRJ, Mestre em Saúde Pública e Direitos Humanos, membro da Associação Juízes para a Democracia, conselheiro Benemérito do Clube de Regatas do Flamengo, conselheiro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa, colunista e membro do Conselho Editorial do jornal Tribuna da imprensa Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2019 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.