Por Miranda Sá –
Há duas espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e os amigos, que são os nossos chatos prediletos” (Mario Quintana)
Tive uma amiga francesa, Melanie, que morou algum tempo no Rio e era uma fumante inveterada, e viciada naqueles Gauloises (que como o Hollywood no Brasil, deixaram de ser fabricados). Ela gastava tempo e dinheiro para trazer da França os cigarros de sua preferência.
Certa vez, reunimos alguns amigos, e entre eles um chato – em qualquer grupo que se forme há sempre um chato -, este maçante, vendo Melanie acender um cigarro após outro provocou-a: -“Do jeito como você fuma, com este gasto poderia comprar um carro… “.
Minha amiga não se conteve, virou-se para mim e disse em voz alta: – “Sabe, ‘Mirranda’ (nunca perdeu o sotaque), em francês, nós chamamos os chatos de ‘raseurs’”, e sem olhar o provocador, deu uma golada no chope….
Misturando o português castiço com a gíria, a palavra Chato é adjetivo, o que não tem relevo; liso, plano, rasteiro; e também substantivo, piolho pubiano que produz prurido. O chato que me referi acima foi usado com referência ao inseto parasita que atiça irritante coceira. A palavra dicionarizada tem etimologia latina, “plattus,a,um“, e do grego “platôs”, ambas com o sentido de plano.
No sentido de plano, sem relevo, liso e rasteiro nos leva a um chato recém-aparecido, defensor da suspeita filosofia baseada no obscurantismo religioso e na idiotia política, que adotou a tese absurda e anticientífica de que a Terra é plana…. Os “terraplanistas”.
Imperdoável é também o “chato de galocha” que aporrinha a gente no Twitter, defendendo as insanidades negativistas do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e do adepto fervoroso dele, Jair Bolsonaro. A chatura é tanta que não vêm que Trump já recuou, fez autocrítica e até se vacinou.
Entretanto, parado no tempo, Bolsonaro continua o mesmo com a cabeça embotada pelos 28 anos sentado na cadeira de deputado federal do Baixo Clero, fazendo sindicalismo fardado para integrantes das FFAA e polícias militares…. Mas os chatos continuam seguindo-o subalternamente com ataques xenófobos à China. Alguma coisa lhes diz, no inconsciente, que antigamente naquele país (não sei como é nos dias atuais), a lei punia os chatos que azucrinavam os professores com a mesma pena dos batedores de carteira.
Com os inúmeros exemplos de chatos que temos no Twitter conjugando o verbo “Chatear”, espero que ninguém confunda “Chato” com “Chat”, termo que entrou na Web e é usado nas redes sociais, significando conversação, ou mais informalmente, bate-papo.
Outro termo derivado de Chato, como o verbo Chatear, é “Chatice”, que designa amolação, vista na maçada que assistimos com o Governo Bolsonaro indicando um novo subministro da Saúde, e mantenha dois, um de direito, outro de fato….
Até o momento em que encerro este texto, nada saiu no DOU, nem o afastamento, nem a nomeação. Sei disto porque que tenho lido o DOU, curioso em saber como virá a demissão do ministro-general Eduardo Pazuello, após ele repetir nove vezes que não pediria demissão.
O novo figurante do Ministério da Saúde, é o cardiologista paraibano Marcelo Queiroga, escolhido pela Familiocracia; ele fazia declarações pró-ciência; mas parece que já se ajustou ao comando negacionista, dizendo que “a política é do Governo Bolsonaro, não do ministro”; e com isto renuncia à autonomia no cargo.
Quanto isto, nós aqui, dos andares de baixo, vemos que o poeta Quintana tinha razão, temos nossos chatos de predileção; eu mantenho uma meia dúzia de três ou quatro no Twitter, e me divirto vendo-os defender convictos a insanidade presidencial e tentar convencer de que as mentiras de Bolsonaro são mentiras verdadeiras….
MIRANDA SÁ – Jornalista profissional, blogueiro, colunista e membro do Conselho Editorial do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Trabalhou em alguns dos principais veículos de comunicação do país como a Editora Abril, as Organizações Globo e o Jornal Correio da Manhã; Recebeu dezenas de prêmios em função da sua atividade na imprensa, como o Esso e o Profissionais do Ano, da Rede Globo.
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo