Por Emanuel Cancella –
O Rio de Janeiro, junto com São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo formam a bacia onde está localizado o pré-sal.
O pré-sal tem reconhecimento internacional, pois ganhou 4 prêmios OTC, considerado o “Oscar” da indústria do petróleo (1).
E como prova de sua pujança o pré-sal é a maior descoberta petrolífera do mundo contemporâneo e já responde por 70% da produção nacional de petróleo (2).
Inclusive o mundo do petróleo cogita do Brasil por conta do pré-sal fazer parte da Organização Mundial dos países produtores de petróleo – Opep. (2).
O Rio de Janeiro no governo de FHC foi base única da indústria naval, depois em nome do menor preço e de prejuízo econômico e social imensurável para o país, FHC mandou construir, no estrangeiro navios plataformas e sonda de perfuração um dos 3 melhores negócios do mundo.
Lula em cujo governo se desenvolveu tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal, retomou a indústria naval destruída por FHC e agora turbinada pelo pré-sal. Lula através da Lei de Partilha, nº 12.351/10, tornou obrigatória a construção naval no país.
Os governos do PT ampliaram para vários estados a indústria naval hoje destruída pela Lava Jato e seu fajuto combate a corrupção com aval de Temer e Bolsonaro. (4).
O golpista Michel Temer começou a destruição da indústria naval e Bolsonaro consolidou. E parte importante da renda do pré-sal, a indústria naval, se transformou em investimentos gigantes, arrecadação monstruosa de impostos, empregos de qualidade e renda mas para os gringos.
E mesmo com o pré-sal o Rio está falido e vai aderir ao novo regime de recuperação fiscal e terá alívio de R$ 4,5 bi em 2021, ou seja esses incompetentes, Temer e Bolsonaro quebraram as finanças levaram o Rio a falência mesmo com o pré-sal(3).
E tomamos conhecimento que Bolsonaro se encontrou com o governador do Rio, Claudio Castro, 12 horas antes da chacina do Jacarezinho. Se o governador do Rio não informou a Bolsonaro da operação no Jacarezinho, no dia seguinte, enganou o presidente seu aliado, se Claudio Castro comunicou ao presidente, tinha que ser impedido por Bolsonaro, pois o STF proibiu esse tipo de ação durante a pandemia (8).
A defensora pública do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, Maria Julia Miranda, disse, Operação no Jacarezinho: ‘Com 28 mortos não pode ser considerada eficaz’ (5).
O vice presidente Hamilton Mourão disse, “tudo bandido” (7). Agora tomamos conhecimento que: “Levantamento desmente Polícia Civil: 1/3 dos mortos na chacina do Jacarezinho não tinha processos criminais” (6).
Pasmem, Bolsonaro ganhou as eleições no Rio de Janeiro, nos dos turnos (9). Imagine se perdesse?
***
Fonte: 1http://spebrazilfpsosymposium.com.br/petrobras-recebe-o-4o-premio-otc/#:~:text=Instala%C3%A7%C3%A3o%20de%20quatro%20FPSOs%20em,Distinguished%20Achievement%20Award%20for%20Companies.
2https://exame.com/negocios/pre-sal-ja-responde-por-70-da-producao-de-petroleo-no-brasil/
4https://www.ocafezinho.com/2017/04/03/lava-jato-destruiu-industria-naval-brasileira/
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo