Categorias

Blog Post

OPINIÃO – A Petrobrás foi construída por generais nacionalistas e agora destruída por capitão entreguista!
Geral

OPINIÃO – A Petrobrás foi construída por generais nacionalistas e agora destruída por capitão entreguista! 

Por Emanuel Cancella

Num país comunista, Bolsonaro e FHC seriam fuzilados. FHC seria fuzilado não só por vender a Vale do Rio Doce e nossas reservas petrolíferas, mas principalmente por trair a memória do pai e do tio.

O pai de FHC, Leônidas Cardoso, e o tio, Felicíssimo Cardoso, foram generais que participaram na década de 40/50 ativamente da campanha “O Petróleo é Nosso!”, que resultou na criação da Petrobrás (1,2). Tanto que o tio de FHC, Felicíssimo, era conhecido como General do Petróleo.

Não podemos esquecer que Bolsonaro, quando deputado, dizia querer fuzilar FHC por vender nossas estatais e as reservas petrolíferas e hoje presidente faz muito pior (3).

Por isso que Bolsonaro tem medo de comunistas. Bolsonaro seria executado aos moldes de como jurou FHC de fuzilamento por estar vendendo nossas estatais e nossas reservas petrolíferas.

Bolsonaro está entregando a Petrobrás, mesmo com a empresa tendo ganhado, pela quarta vez, nos EUA, o equivalente ao “Oscar” da indústria do petróleo  por conta de os petroleiros terem desenvolvido tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal (7,8).

Bolsonaro entreguista já patrocinou o mega leilão do pré-sal, só que, segundo ele, deu ruim, porque a Petrobrás foi a grande vencedora (5).

E Bolsonaro, o entreguista, já está mudando a lei dos leilões da ANP para que, nos próximos leilões, a Petrobrás e o Brasil percam e os gringos vençam (6)!

Bolsonaro, que está entregando a Petrobrás e punindo os petroleiros, promove os “carrascos de Mariana e Brumadinho”, já que Carlos Castello Branco, presidente da Petrobrás, e Cristiane Marsilack,  presidente da Transpetro, são oriundos da Vale,  onde ocorreu o maior acidente ambiental do Brasil, quiçá do mundo, matando 272 pessoas, desabrigando milhares e poluindo de morte vários rios na região (2,3).  Ambos, Castello e Marsilack são suspeitos de crime de responsabilidade.

Bolsonaro vendeu, a preço de banana, a BR Distribuidora, onde ainda demitiu 600 petroleiros e centenas de contratados e os petroleiros que ficaram tiveram redução de 30% nos salários ou iam para a rua (9). Lembrando que a BR Distribuidora é a segunda empresa do país em faturamento e só perde para a Petrobrás.

E os petroleiros, ativos e aposentados da BR distribuidora, e de todo o Sistema Petrobrás, estão pagando, no mínimo 13% de seus salários, de forma vitalícia, por um rombo na Petros, mesmo sem estes petroleiros nunca terem sidos gestores do Fundo Petros!

Fonte: 1https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/6/07/brasil/13.html

2https://pt.wikipedia.org/wiki/Felic%C3%ADssimo_Cardoso#:~:text=Felic%C3%ADssimo%20Cardoso%20(Rio%20de%20Janeiro,o%20petr%C3%B3leo%20e%20a%20Amaz%C3%B4nia.

3https://www.esmaelmorais.com.br/2018/12/bolsonaro-defendeu-fuzilamento-para-quem-privatiza-estatais-assista/

4https://oglobo.globo.com/economia/roberto-castello-branco-defensor-da-privatizacao-da-petrobras-da-politica-de-precos-23244658

5https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2019/11/em-novo-fracasso-do-governo-bolsonaro-leilao-do-pre-sal-vende-apenas-1-de-5-blocos-para-a-petrobras/https://petrobras.com.br/fatos-e-dados/nova-presidente-da-nossa-subsidiaria-transpetro.htm 

6https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,governo-avalia-mudar-regras-para-o-pre-sal-apos-novo-leilao-sem-disputa,70003081079

7https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Petrobras-Maior-premio-da-industria-de-petroleo-e-gas-offshore-mundial/4/32840

8https://www.brasil247.com/blog/petrobras-conquista-o-4-oscar-da-industria-de-petroleo-vao-vende-lo-tambem

9https://rj.cut.org.br/noticias/br-distribuidora-coloca-cerca-de-600-trabalhadores-na-rua-de-uma-so-vez-c227


EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *