Por Daniel Mazola –
Com diversos trabalhos científicos publicados por mais de 50 anos, João é um trabalhador nato, professor e pesquisador incansável dos segredos atômicos, que por esforço próprio e muita dedicação se tornou um destacado cientista brasileiro.
João de Deus Pinheiro Filho chegou no Rio de Janeiro – na Casa dos Estudantes (CEU) – no conturbado ano de 1968, foram tempos difíceis como sempre costuma lembrar e dizer. Nasceu em Icó, Estado do Ceará em 1947. É licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), Mestrado (1976) e Doutorado (1983) em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas/CNPq/Rio de Janeiro, Pós-Doutorado no Departamento de Física, Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA, (1994-1996).
Professor do Departamento de Física, Universidade Federal Fluminense entre 1971 e 1997. Publicou artigos de pesquisa científica em revistas internacionais e nacionais em colaboração com pesquisadores do CBPF/RJ e da Universidade de Roma, Itália.
J. D. Pinheiro Filho desenvolveu projetos de pesquisa em detecção de radiações nucleares com pesquisadores da UFF, IRD/RJ e IPEN/SP entre 1987 e 1997. Professor de Física I e II do Instituto Militar de Engenharia, RJ, em 1998, lecionou Física no Ensino Médio em colégios estaduais e privados do Estado do Rio de Janeiro entre 1998 e 2002.
Quando se aposentou em 2018 atuava como Tecnologista (Físico Nuclear) na Coordenação Geral de Reatores Nucleares – Divisão de Reatores Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Rio de Janeiro, onde ingressou por Concurso Público em 2002. Realizou cursos de treinamentos no Brasil e Comunidade Européia (2012-2013) para regulação, licenciamento e fiscalização de reatores nucleares de potência.
Atualmente é membro do Conselho Editorial do jornal Tribuna da Imprensa Livre, também realiza atividades na CNEN/RJ, relacionadas com a emergência nuclear em reatores nucleares de potência para produção de energia elétrica.
PRÊMIOS
2014 – Outstanding Achievements, Who’s Who in the World 2014, Marquis Who’s Who – 31th Edition.
2007 – Outstanding Achievements, Who’s Who in America, Marquis Who’s Who – 61st Edition.
2006 – Outstanding Achievements, Who’ Who in Science and Engeneering (2006 -2007), arquis Who’s Who – 9th Edition.
1999 – Outstanding Achievements, Who’s Who in the World, Marquis Who’s Who – 16th Edition.
1994 – Research Associate, 1994-1997, Department of Physics, U.C. Berkeley, USA.
1987 – Diretor Pró-Tempore do Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense.
Confira aqui o currículo do acadêmico João de Deus Pinheiro Filho (fonte: CNPq)
MAZOLA
Related posts
Inacreditável – por Kleber Leite
Passageiros
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo