Por Sérgio Ricardo –
O Governador do Estado do RJ, Cláudio Castro, do fisiológico e corrompido Partido Liberal-RJ, que pretender cometer um ilegal ato de RACISMO AMBIENTAL contra o povo guanabarino de Magé e seu território ancestral que historicamente tem sido ocupado pela presença ancestral dos Povos e Comunidades Tradicionais, agricultores familiares e atualmente por moradores urbanos que amam esta bela cidade, infelizmente tão maltratada por causa da inoperância das Políticas Públicas.
A prefeitura e a população podem contar com a solidariedade e a nossa luta para que Magé não vire a LIXEIRA DA BAIXADA FLUMINENSE!
Existem diversas tecnologias disponíveis na atualidade para promover a coleta seletiva nas cidades (que é obrigatória de acordo com a Lei Federal no. 12.305/2010); produzir adubo orgânico em Compoteiras nos quintais e para atender a demanda das áreas rurais, assim como gerar Energia do Lixo Orgânico que é energia renovável.
Uma mega LIXEIRA no território de Magé produzirá mais pobreza e desigualdade social, contaminação ambiental das águas (rios, nascentes e poços artesianos!) e do ar (o lixo decomposto produz gás metano nocivo à saúde humana e ao meio ambiente), formando um gigantesco passivo socioambiental como o que ainda hoje vemos no Lixão Metropolitano de Jardim Gramacho, Duque de Caxias, e no “CTR” Santa Rosa, em Seropédica, que recebe 10 mil toneladas de lixo por dia da capital.
O que dizem os vereadores/as da cidade!? E o Prefeito de Magé vai aceitar calado este absurdo ato de racismo ambiental institucional provocado pelo Governador do Estado, o Instituto Rio Metrópole cujo planejamento tecnocrático autoritário funciona SÓ PARA ATENDER AOS INTERESSES DOS RICOS, a Secretária de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o INEA – Instituto Estadual do Ambiente!?
Cadê o MPF-RJ, o Ministério Público Estadual (MP-RJ) e a Defensoria Pública Estadual (DPE-RJ) diante desta violação de Direitos Humanos e dos Direitos da Natureza!?
MAGÉ NÃO SERÁ A LIXEIRA DA BAIXADA FLUMINENSE!
NÃO AO RACISMO AMBIENTAL!!!
#baíaviva💚🌍🐬🦩🌻
SÉRGIO RICARDO VERDE – Ecologista, membro fundador do movimento BAÍA VIVA; Gestor e planejador ambiental, produtor cultural, engajado nas causas ecológicas e sociais, colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Membro do Conselho Estadual de Direitos Indígenas (CEDIND-RJ) pela organização GRUMIN presidida pela escritora Eliane Potiguara e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). www.baiaviva.com
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo