Por Maria Prestes

Estive no ano de 2017 na Colômbia, para apresentação do livro de minha autoria na Feira Internacional de Livros de Bogotá: “Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”. Claro que foram dias intensos, inclusive de encontros formidáveis com o escritor, Fernando de Moraes, e com o falecido poeta, Ledo Ivo. Mas o destino me ofereceu grande surpresa – realizar uma tarde de autógrafos em Neiva, que fica a 300 km da capital. Cidade onde fui acolhida com tanto amor e simplicidade que toda hora me lembrava da poeta e escritora paranaense, Neiva Braska. Claro, fui ao correio para enviar um cartão para ela e comprei vários presentes com a inscrição: NEIVA. Recordo deste fato porque acabo de receber, também pelo correio, em plena pandemia da Covid-19, mais um livro da poeta em pauta: “Ser Gente…”. Com páginas não numeradas, recheadas de pensamentos como:

“Ser gente…

É saber lidar com os problemas

Com mais leveza encarando-os

Como parte de um processo

De crescimento e amadurecimento”

Vivi com a Neiva momentos inesquecíveis em Curitiba, Joinville e Camboriú. Quando pude conhecer seu lado animado, tanto nos bingos que frequentamos juntas, como nos karaokês, quando ela soltava a sua voz afinada.

“Ser gente…

É descobrir que o amor

Deve permanecer como o sentimento

Mais importante do mundo contemporâneo”

Fiquei feliz ao ler páginas e páginas de uma mulher de 80 anos completos sobre o amor. Uma mulher que insiste no amor sempre. Porque:

“Ser gente…

É estudar a arte das relações humanas

Para o despertar de uma nova consciência”

A capa do livro parece que foi feita para mim! Girassóis que me levaram para um lugar mais distante do que o interior da Colômbia. Me levaram para a Rússia, onde morei 9 anos, entre 1970 e 1979. Os lindos campos de girassóis do interior daquele país, são lindos.

As vezes os poetas são pessoas difíceis, inconstantes ou distantes. Neiva Braska é uma poeta que sabe ser gente.


MARIA PRESTES é viúva de Luiz Carlos Prestes e autora do livro “Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”. Filha de João Rodrigues Sobral (Conhecido como “Camarada Lima”) e Mariana Ribas Pontes Sobral, militantes do PCB, conheceu o líder comunista quando era responsável por sua segurança pessoal em São Paulo.  Maria e Prestes tiveram sete filhos: Antônio João Ribeiro Prestes, Rosa Ribeiro Prestes, Ermelinda Ribeiro Prestes, Luís Carlos Prestes Filho, Mariana Ribeiro Prestes, Zóia Ribeiro Prestes e Yuri Ribeiro Prestes.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com