Por Bolivar Meirelles –
Responde firme Hélder Câmara. Tão ligado aos interesses populares…
Ex integralista sim. Superador em escala maior do “Deus, Pátria e Família…” que influenciou sua jovem mente. Deixou de misturar seu Deus com esse jogo de_ interesses terrenos. Não sou religioso, mas, antireligioso, também, não sou. Caminhar juntos na luta igualitária é o fundamental. Estaremos unidos, ateus do bem e os bons religiosos, cristãos, afros e cultuadores do divino indígena, judeus e os de Maomé, budistas… Pergunta nauseabunda, resposta clara e didática de Hélder Câmara (ao ser inquirido por um falso moralista sobre sua opinião quanto às jovens usarem, principalmente nas praias, roupas, cada vez, menores): “Não me preocupo com quem tem roupa para tirar, me preocupo com quem não tem roupa para vestir”. É, Hélder Câmara, o bispo católico que, embora não chegando a Cardeal é, provavelmente, o grande ícone de bispo engajado na luta do Povo Brasileiro, do pobre, do oprimido. Pequeno, de aparência franzina…forte, homilias curtas mas…diretas. Imagem que fica para religiosos do bem e para ateus que, unidos, como gostava de proferir Hélder Câmara: “O Céu tem de começar na Terra”. Agredir a Terra Mãe, agredir aos viventes era, para Helder Câmara, agredir Deus, o Criador. Sim, importante motivador, pregador do bem, uso e usufruto socializado, distributiva fórmula do viver,… do conviver. Não adiantava a reza cotidiana ao “Criador”, fechados os olhos aos que, a seu lado, famintos pelo sistema de exploração de classes, mortos vivos, perambulavam num ambiente hostil, a ser construído melhor. Para Hélder Câmara, para os bons líderes religiosos, a criação do Universo é uma criação permanente. Os sete dias são em “sentido figurado”. Os próximos, não são filhos, filhas, netas e netos, apenas. Seres humanos, explorados se revoltem! exploradores, se redimam! Redimir-se, quase impossível,…o choque se dará. Lá estava, sempre o Hélder Câmara, figura humana do bem, engajado nas lutas terrenas, a construir a história. Um mundo melhor, uma relação social sem quaisquer discriminações. “Quando digo que a Sociedade é injusta, me chamam de Santo, quando busco as causas da Injustiça social, dizem que sou comunista”. Haja declaração maravilhosa de Hélder Câmara! Sua motivação era Jesus de Nazaré. O homem Jesus que enfrentou a classe dominante de seu tempo, deu força à mulher, não se preocupou do que diziam quanto ao homem Jesus ter Maria Madalena a seu lado. Jesus defensor da prostituta. A um fariseu, Jesus respondeu: “Ela me recebeu, lavou meus pés, me deu o que comer. E você? O que fez?”.
Ao tentarem apedrejar a mulher adúltera, Jesus de Nazaré: “Quem tiver condições que atire a primeira pedra”. Todos pecadores…devedores perante suas consciências…Esse era Jesus de Nazaré. Helder Câmara, seguidor privilegiado de Jesus de Nazaré…, não era marxista, não era comunista. Era, foi, um verdadeiro cristão engajado nas lutas de seu tempo. Construtor da história “em se fazendo”. Colocador de tijolos na construção do Templo da Liberdade. Devem perguntar porque eu, humano não religioso, estou falando tanto de Helder Câmara. Respondo que o motivo que me “faz fazê-lo” é o “tempo e o movimento”. Ainda estarem os bons cristãos na luta contínua da construção da obra de Deus, o sétimo dia não chegou. No meu caso, participar dessa construção permanente e revolucionária que é a construção constante de um mundo e uma sociedade mais justa nessa “mãe Terra” onde coabita a humanidade, o meio ambiente, os animais, é a motivação. Estamos vivenciando uma Guerra Mundial localizada na Ucrânia, mas… Mundial. O Império Norteamericano está em crise, guerreia em solo alheio. Nesse março de 2023, o “tempo” está muito complicado. As bombas sociais e instrumentos da estupidez humana têm de ser superadas.
Por um mundo melhor! Por isso…, Helder Câmara é atual.
BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública e Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente do Conselho Executivo da Casa da América Latina.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo