Por Bolivar Meirelles

500.000.000 (quinhentos milhões de dólares). Apoio à Amazônia. 20 de abril de 2023. Proposta de Biden ao Congresso Norteamericano. Dez vezes maior que a inicial. Atacar o desmatamento.

Proposta bem maior que na visita de Lula ao Biden nos EUA ao tomar posse. Diferença fulcral entre Lula e o maléfico capitão Jair Messias Bolsonaro. Recursos sim, fundamentais para a preservação da natureza. Amazônia nossa. Sim, do povo brasileiro e dos demais em que ela se localiza. Ambiente universal responsabilidade. Dos povos que lutam pelas suas sobrevivências. Respirar, respire fundo e veja o valor da oxigenação. Pessoal mas, também global. Biomas a serem salvos. Responsabilidade geral. “Pulmões de todo mundo, univos”. Sim, luta de todos seres conscientes de sua necessária saudável vida. Todos e pósteros viventes. Seres seriados, seres viventes. Conscientes ou não. Seres humanos pensantes defendam a natureza vivente, animais e vegetais. Biomas todos. Natureza toda. Amar a si e aos viventes seres, Humanos ou não. Seriado da vida continuada. Bastão passado de gerações a gerações. Índios, índias brasileiros, brasileiras, também florestas vivenciadoras da existência animal e vegetal. “Raimundo, Raimundo…” porque me chamo assim? Não sei nem saberei. Sei que a natureza tem de ser salva. Salva das mãos e das cabeças egoístas. Natureza não é prioridade individual, mas social. O Lula pressionou. Certo sim. Saber navegar nas contradições de interesses. Combater guerra de capitais. Capitalistas em ações, contraditórios interesses. Desinteresses sociais.Viver sim! Sobreviver na contenda de interesses. Povo e natureza conscientes. Essas pelos povos. Sobreviventes sofridos. Lutadores conscientes na luta perene do existir. Relações de produção conflitivas. Lutas de classes perenes na busca da superação das desigualdades sociais, na busca igualitária do existir, na superação de quaisquer discriminações. Saber navegar na busca precisa de alvos significativos dos direitos humanos onde a natureza salva seja componente importante.

Sim, Lula, você ao sinalizar que a responsabilidade da guerra não era, somente, dos países em luta direta mas do capitalismo como sistema conflitivo, alertou aos dominadores. A responsabilidade do mau uso do meio ambiente também é responsabilidade da irracionalidade capitalista. Ele não falou. Falo por ele.

Agora, que Lula da Silva tem algo muito raro, isso tem: Senso de oportunidade.

***


AGENDA

https://www.oabrj.org.br/eventos/juizes-perseguidos-estado-direito

BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública e Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente do Conselho Executivo da Casa da América Latina.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!