Redação

O deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato a presidente da Câmara, disse na tarde desta 3ª feira (26.jan.2021) que espera ter maioria dos votos na bancada do DEM. Trata-se da sigla de Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Casa e principal articulador da campanha de Baleia Rossi (MDB-SP). Baleia disputa o cargo com Lira.

“Espero ter a maioria no DEM e mais alguns partidos que não compõem ainda o nosso bloco”, declarou Lira. Ele falou depois de almoço com os deputados da bancada do Distrito Federal.

“Na maioria das vezes, decisões tomadas pelos líderes sem ouvir a bancada e pelo partido sem ouvir os deputados impactam em resistências”, disse o candidato.

Ele se refere à simpatia que tem de deputados de partidos cujas cúpulas estão mais próximas de Baleia Rossi. Por exemplo, PSB e PSDB, além do próprio DEM. Como a eleição da Câmara é por voto secreto, deputados podem descumprir a recomendação do partido e votar no candidato que quiserem com pouco risco de serem punidos.

Maia disse na 2ª feira (26.jan.2021) que a bancada de seu partido daria a maioria dos votos a Baleia Rossi.

O deputado Luis Miranda (DEM-DF) estava no almoço com Arthur Lira. Na saída, ele elencou deputados DEM que, segundo ele, declararam apoio em privado a Arthur Lira. São eles:

A lista de Luís Miranda inclui 2 deputados que declararam ao Poder360 voto em Baleia Rossi. São eles: Eli Corrêa Filho e Juninho do Pneu. “O Democratas não está rachado, tem sua maioria absoluta votando no Arthur Lira”, declarou Miranda.

Lira também disse que as reclamações de Baleia Rossi sobre demissões de indicados de aliados seus no governo são incoerentes. “Quem não depende de governo não pode reclamar de falta de cargos, é uma incoerência”, declarou Lira.

Baleia se declara candidato independente. Tem apoio de Maia e da cúpula dos partidos de esquerda. Lira, por outro lado, é o candidato do presidente Jair Bolsonaro.

O deputado do PP disse que prática similar é adotada contra ele, mas em outras esferas de poder. “Se a imprensa fiscalizar o Diário Oficial de São Paulo e fiscalizar o Diário Oficial da Câmara dos Deputados vai ver que existem exonerações e nomeações nesse período final de campanha”, afirmou.

A impressão mais comum na Câmara é que, se a eleição fosse hoje, Lira seria eleito.

A eleição da Câmara será em 1º de fevereiro. Para ser eleito é necessário ter ao menos 257 votos, caso todos os 513 deputados votem. Quem vencer terá mandato de 2 anos à frente da Casa.

Além de Lira e Baleia, outros 7 deputados se colocam na disputa. Têm, porém, poucas chances de obter votação expressiva. Eis os nomes:


Fonte: Poder360