Por Indianarae Siqueira –

Estivemos nas ruas contra o impeachment.

Estivemos nas ruas quando Dilma foi golpeada e o impeachment se concretizou.

Estivemos nas ruas contra o golpe tantas e tantas vezes.

Estivemos nas ruas contra pelo Fora Temer que não saiu como queríamos mas fomos resistência mesmo que tenha entrado um fascista em seu lugar.

Estivemos nas ruas contra a tentativa de intervenção militar.

Estivemos nas ruas contra o assassinato de Marielle e por justiça por Marielle.

Estivemos nas ruas sempre do lado coerente, democrático, por justiça, por direitos dos povos indígenas, das mulheres , de LGBTIQAPNB+, contra o genocídio do povo preto, contra as mortes nas favelas e periferias.

E estivemos nas ruas por Lula Livre, viajamos a Curitiba, fizemos vigília até vê-lo livre.

A justiça foi feita pois estivemos nas ruas exigindo liberdade, justiça mas também semeando amor, compreensão e mesmo assim a gente festejava e mostrava que a gente sabia ser feliz porque Lula já nos tinha permitido isso. Ele já tinha nos provado que era possível. Não estávamos nas ruas por um sonho mas sim defendendo uma realidade que existiu e que os governos do PT nos proporcionaram.

E saímos das ruas quando um vírus mortal parou o mundo. Ficamos em casa, perdemos muitos entes queridos mas respeitamos as restrições sanitárias, a ciência e tecnologia. E alguns de nós mesmo aterrorizades por um vírus mortal voltamos as ruas em 2020 pra uma disputa eleitoral necessária e retornamos aos nossos lares depois do dever cumprido pois ainda era necessário esperar as vacinas. E foram mais de 2 anos sorrindo com os olhos, sem poder nos abraçar, sem poder estar nas ruas defendendo 700 mil vidas que se foram por causa de um genocida fascista na presidência da República. Talvez algo que nem conseguimos nomear de tão horrendo que é.

Mas vencemos.

Lula ficou livre e nós tomamos vacina.

E agora estamos vacinados contra muita coisa inclusive contra o golpe que estão tentando arquitetar.

Então voltamos as ruas esse ano e foram 45 dias de pré campanha e 45 dias de campanha onde vimos muitos dos nossos subirem aos parlamentos estaduais e federal. E então continuamos nas ruas por mais 28 dias panfletando, discursando, adesivando se vestindo de Lula. Mesmo em alguns lugares sabendo que estávamos em risco continuamos. Foram muitas bandeiras penduradas , foram roupas com o rosto de Lula estampado que usadas durante o dia a noite secavam sobre as estrelas vigiadas pelo Cruzeiro do Sul e as vezes mal se fechava o olho já era hora de vestir a roupa / escudo as vezes ainda úmida do orvalho das manhãs de setembro que nos dariam forças pros 28 dias a mais de um outubro onde o vermelho esverdeava e amarelava mas não como as folhas que morriam e sim com as cores que queríamos recuperar e misturar as nossas pra mostrar que éramos uma só nação como Lula pedia. Essas roupas com o rosto de Lula que valia a luta vestimos com orgulho.

E vencemos. LULA E O BRASIL saíram vitoriosos pois respeitamos todas as instâncias mesmo quando o vimos aparecer na janela de sua sala-prisão em Curitiba e queríamos invadir e arrancar ele de lá a força , ele enviava mensagens de paz e amor.

Durante todo esse processo ele teve perdas: Dona Marisa, a liberdade, o irmão Vavá, o neto Arthur e alguns amigos de luta. Mas Lula também se tornou forte e nos fortalecia pois ao invés de odiar Janja chegou e ele decidiu amar. Talvez quisesse nos mostrar que o amor está acima de tudo.

Lula perdeu tanto durante sua vida desde a infância e decidiu lutar pela vida das outras pessoas.

Lula nos deu tanto mesmo que por isso também tenha tido perdas irreparáveis.

Lula vale a luta. Vale que tomemos as ruas e lutemos por ele como fizemos. Mas lutamos respeitando as instituições como ele nos ensinou. Vencemos nas urnas e o fizemos Presidente de novo.

Então chegou outro vírus agora. O vírus do bolsonarismo que traz consigo ódio, raiva que podem provocar caos e morte.

Então é hora de nos protegermos contra esse vírus: De casa pro trabalho, ou pra escola enfim cumprindo nossos deveres e também pras reuniões com amigos nos bares  praças se possível na certeza que estamos do lado certo.

Que o outro lado fascista, perdedor tente seu golpe. Nós já estamos vacinades contra eles. Que esperneiem e gritem. Nós não voltaremos as ruas . Agora estamos em processo de comemorar a vitória que foi consolidada em 4 anos de sofrimento, angústias, ansiedades e também de luta.

O amor venceu o ódio.

A democracia vencerá o extremismo.

Não sejamos precipitados. Esperamos 6 anos entre golpe – impeachment contra Dilma pra esse momento que estamos vivendo agora chegar.  Eles não nos tirarão a vitória pois sabem que sabemos lutar com várias armas e somos resistência e resiliência.

Se acalmem, esperem. Afinal o que são 2 meses pra quem lutou durante 6 anos.

Esperemos em Lula até que ele diga que é hora de voltarmos as ruas.

Enquanto guardem energia pra posse.

Lula vale a luta. Lula vale a vida em futuro próximo. Uma vida feliz com comida no prato, vacina nos braço, teto sobre a cabeça , água pra matar a sede , luz para todes poderem estudar e ter seus diplomas, pra que as mulheres voltem a serem respeitadas, pra que LGBTIQAPNB+ possam estar outra vez ter esperança de um futuro melhor, pra que as crianças e adolescentes possam viver em segurança e serem respeitadas, pra que trabalhadores voltem a ter direitos, pra que aposentados possam viver com dignidade e tempo pra viver a aposentadoria, pra que os povos indígenas vivam em paz em suas terras, pra que cesse o genocídio do povo preto e pobre nas favelas.

Pra que voltemos a ser uma nação forte economicamente, segura e orgulhosos de sermos brasileiros com uma política externa onde somos vistos como parceiros e não como párias.

Vencemos porque Lula venceu e nos mostrou o caminho da vitória.

Esperemos em Lula. Ele saberá nos conduzir nesses 2 meses onde voltaremos as ruas pra comemorar sua posse.

Lula vale a luta e também a espera. Esperemos em Lula porque somos fortes e porque vencemos. Vencemos com Lula na luta, nas ruas e nas urnas.

E isso é INCONTESTÁVEL!

INDIANARAE SIQUEIRA – TransVestiAgenere, pute, ateie, vegane, presidente do Grupo Transrevolução-RJ, da REBRACA LGBTIA+, coordenadora do PreparaNem, Casa Nem Abrigo LGBTIA+, Rede Brasileira de Prostitutas, Fórum TT RJ, Coletivo Davida e coluniste desta Tribuna da Imprensa Livre.


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!