Por Carlos Mariano –

Sambas-enredo foram os destaques.

No último domingo, dia 15, foi aberta a temporada dos ensaios técnicos do grupo especial das escolas de samba do Carnaval carioca. As tradicionalíssimas Império Serrano e Paraíso do Tuiuti tiveram a responsabilidade de batizar o chão sagrado da passarela Darcy Ribeiro com seus tambores. E não fizeram feio! Foram dois ensaios que serviram para mostrar bem, ao menos nos quesitos de chão – harmonia, evolução, bateria e samba-enredo que essas duas agremiações estão se preparando com desenvoltura para o Carnaval 2023.

Império Serrano abre primeira noite de ensaios técnicos do Grupo Especial na Sapucaí | Carnaval 2023 no Rio de Janeiro | G1

O Menino de 47 tem como enredo “Lugares de Arlindo” uma bela e justa homenagem ao compositor, sambista e poeta Arlindo Cruz, que também é um imperiano de quatro costados. O enredo da escola da Serrinha está sendo desenvolvido pelo tarimbado carnavalesco Alex Souza. O bom samba do Império, que leva as digitais dos consagrados poetas Aluísio Machado e Sombrinha, teve um bom rendimento na pista: foi cantado pelos componentes o tempo todo do cortejo e foi levado com muita cadência pela sinfônica do Mestre Vitinho (filho do grande Mestre Faísca).

Vale ressaltar também a performance do espetacular Ito Melodia à frente do microfone da escola.

Oficial: Império Serrano contrata Ito Melodia - Portal Carnaval

A comissão de frente imperiana será comandada pelo coreógrafo Junior Scapin que volta à escola. A apresentação foi muito impactante e emocionou o bom público que assistia ao ensaio. Representando a ancestralidade religiosa do homenageado, a comissão de frente está apostando na emoção para energizar o público. No encerramento da coreografia, os bailarinos abriram uma faixa com os dizeres:

“Arlindo Cruz, o Império te ama”.

Matarazo (@igormatarazo) / Twitter

Outro destaque do bom ensaio imperiano foi a apresentação, com muita garra e sincronismo, do experiente casal de mestre-sala e porta-bandeira Marlon Flores e Danielle Nascimento.

Esses ensaios técnicos, é claro, não servem de parâmetro para se cravar o resultado de uma escola de samba no dia do desfile, pois alguns quesitos importantes como alegorias e fantasias, não são apresentados. Mas, tirando pelo rendimento de canto, harmonia e evolução, o torcedor imperiano pode ficar otimista, pois sua escola mostrou que está bem na pista.

Arlindo Cruz e o jornalista Daniel Mazola (editor desta Tribuna da Imprensa Livre) após o sensacional show, ‘2 Arlindos’ no Teatro Rival – RJ, 12/01/2017. (Iluska Lopes / Tribuna da Imprensa Livre)

A outra escola que se apresentou na noite de domingo foi a Paraíso do Tuiuti. Trazendo para avenida o melhor samba do grupo especial, “O Mogangueiro da Cara Preta”, a escola de São Cristóvão fez um ensaio nota 10 na Sapucaí. O enredo é dos carnavalescos Rosa Magalhães e João Vitor Araújo. Tudo começa com um bom samba-enredo, e a Tuiuti seguiu a risco essa máxima do carnaval ao escolher um belíssimo samba para ser seu hino. Claudio Russo, Moacyr Luz e companhia fizeram um samba-enredo de excelência, que traz várias características básicas que tornam um samba desse gênero ser vencedor. Podemos destacar a solenidade dos versos que compõem a primeira parte do samba da Tuiuti. Os compositores dramatizam poeticamente e melodicamente, com pompa e suntuosidade, os relatos históricos do naufrágio, na costa brasileira, do carregamento de búfalos originários da Índia na “Era das Grandes Navegações”.

Leiam a Sinopse: Mogangueiro da Cara Preta do Paraíso do Tuiuti - Feras do Carnaval | Bem Vindo!

Outra característica que faz o samba do Tuiuti muito peculiar é a sequência de dois refrãos de fácil memorização:

“É lá! É lá! É lá!
Canoeiro vive só “morená”
É lá! É lá! É lá!
Mas precisa de um xodó”
Na sequência, vem outro refrão contagiante:
“Cadê o boi?
O mongangueiro, o mandingueiro de
Oyá
Meu Tuiuti não tem medo de careta
Trás o boi da cara preta do estado do Pará”

Tendo esse sambaço como lema, a Tuiuti entrou “comendo” asfalto na Sapucaí. Os componentes soltaram a voz entoando o samba da escola, que evoluía e balançava de forma tranquila na pista e sem buracos em suas alas. Mestre Marcão encaixou perfeitamente o ritmo de sua bateria, com a leveza e delicadeza melódica do samba. A harmonia, lógico, funcionou esplendorosamente e encontrou eco nas arquibancadas que cantavam e sambavam esfuziantemente.

O casal Raphael Rodrigues e Dandara Ventapane também foi destaque no ensaio, fazendo uma apresentação de gala. A sutileza e a sedução no bailar combinaram poeticamente com a toada do samba.

Com estreia de Wander Pires, samba se destaca em ensaio técnico eficiente. (Foto: Allan Duffes / Carnavalesco)

A Tuiuti, além dos bons ensaios de canto e evolução que vem fazendo em São Cristóvão e na Sapucaí, conta também com um time de estrelas para conduzir seu carnaval 2023: Wander Pires como canarinho, Rosa Magalhães e João Vitor combinando experiência e juventude para conduzir a plástica da escola e Mestre Marcão, um dos melhores do carnaval carioca, para dá o ritmo da escola na avenida.

Se a Tuiuti corrigir os erros que cometeu nos últimos anos em relação às estruturas de suas alegorias e fantasias, acredito que a escola estará no desfile das campeãs desse ano.

Quem viver, verá!

CARLOS MARIANO – Professor de História da Rede Pública Estadual, formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisador de Carnaval, comentarista do Blog Na Cadência da Bateria e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!