Categorias

Tribuna da Imprensa Livre

Imortal ou Imoral?
Academia Brasileira de Letras. (Divulgação)
Colunistas, Política

Imortal ou Imoral?

Por Bolivar Meirelles

Cuidado, Fernanda Montenegro! Toda afeição que o público brasileiro lhe presenteia, pode ruir, da noite ao dia. Ou,.. o inverso. Quem sabe? Por representar bem seus papéis de boa ou má pessoa, excelente atriz que é, não lhe cabe, no entanto, o direito de enganar o povo com representações em propaganda. Fazer, num momento de pandemia como o atual, Covid 19, propaganda de Plano de Saúde privado… Muita gente morrendo. SUS, Sistema Único de Saúde, instituição heroica, esta sim, necessária ser propagandeada. Fazer, com sua filha, Fernanda Torres, ou Fernandinha, carinhosa maneira de ser chamada, propaganda de Plano de Saúde milionário?… Deboche ao povo mal servido. Muita morte! Incúria de um péssimo Governo.

Desgoverno do capitão Presidente Jair Bolsonaro.

Agora, demais! Candidata única a uma vaga na Academia Brasileira de Letras?… Essa que rejeitou o, disparadamente, maior escritor para a infância, o imbatível Monteiro Lobato? Drummond de Andrade nem se dispôs apresentar seu nome. Chico Buarque, seguindo o pai, também rejeita essa, já falsa Academia Brasileira de Letras. Getúlio Vargas, 1943, pleno ditador…obra literária? Esquisito. General Aurélio Lira Tavares? Partícipe da ditadura dos governos militares?…, Merval Pereira? Pequeno jornalista Global. O escritor não muito destacado, mas bem articulado e relacionado, Arnaldo Niskier?… O poeta dos “Marimbondos”, José Sarney?… Fernando Henrique Cardoso e o seu ensimesmado Vice-Presidente Marcos Maciel…?

Quantos bons intelectuais esquecidos ou foragidos.

Melhor tomar um chá das cinco bem acompanhada, estimada atriz. Convide Chico Buarque de Holanda. Muito melhor companhia do que com vários e várias artificiais intelectuais, muitos desavergonhados, que sabem ocupar espaço que não lhes pertence ou, até,… pertence… Claramente, estimada atriz, não é porque dela não fizeram parte que Monteiro Lobato e Drummond de Andrade deixarão de ser mais reconhecidos como personagens das letras do que vários, senão a maioria, daqueles e daquelas que dão goles e goles no “chá das cinco”.

BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina.


Tribuna recomenda!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *