Redação –
Novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad se comprometeu a criar uma nova âncora fiscal que substitua o teto de gastos.
Novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad é empossado nesta segunda-feira (2) em uma cerimônia no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Em seu discurso de posse, o ministro destacou o compromisso fiscal e se comprometeu a criar uma nova âncora fiscal que substitua o teto de gastos.
“Não estamos aqui para aventuras. Estamos aqui para assegurar que o país volte a crescer para suprir as necessidades da população em saúde, educação, no âmbito social e, ao mesmo tempo, para garantir equilíbrio e sustentabilidade fiscal”, afirmou Haddad.
O ministro se comprometeu a entregar uma nova âncora fiscal ainda no primeiro semestre deste ano. A criação do novo arcabouço foi um dos compromissos firmados para a aprovação da PEC da Transição pelo Congresso Nacional.
“Assumo com todos vocês o compromisso de enviar, ainda no primeiro semestre, ao Congresso Nacional, a proposta de uma nova ancora fiscal, que organize as contas públicas, que seja confiável, e, principalmente, respeitada e cumprida”, destacou Haddad.
Segundo o ministro, “é preciso fazer o Brasil voltar a crescer com sustentabilidade e responsabilidade”. Haddad criticou a equipe econômica do governo anterior, e afirmou que herda um rombo de cerca de R$ 300 bilhões “provocado pela insanidade”. De acordo com o novo chefe da Fazenda, muitas ações tomadas “contrariaram o bom senso e a recomendação de técnicos da Economia”.
Haddad foi anunciado logo na primeira leva de ministros, junto com Mauro Vieira (Relações Exteriores), Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça) e José Múcio (Defesa).
O ministro é bacharel em Direito, mestre em Economia e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi o ministro da Educação entre 2005 e 2012, atuando a partir da segunda metade do primeiro mandato de Lula até a primeira metade do mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Também foi o prefeito da cidade de São Paulo entre 2013 e 2017. Neste ano, Haddad competiu pelo governo de São Paulo, mas foi derrotado por Tarcísio de Freitas (Republicanos) no segundo turno.
Fonte: Congresso em Foco
PATROCÍNIO
Divergências na equipe econômica acabarão sendo positivas, diz Simone Tebet
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que suas diferenças de visão de mundo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não serão um obstáculo no governo. Deu a declaração nesta segunda-feira (2), ao comparecer à posse do homem-forte da economia do novo governo Lula.
“Adorei quando ele [Haddad] falou que tivemos um posto Ipiranga e agora temos uma rede. Uma rede que pensa diferente, e essa diferença que vai ser fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. […] Nós vamos ter divergências, mas é na divergência que vamos crescer”, afirmou.
PRIMEIRA REUNIÃO – A ministra pretende se reunir com Haddad antes do fim desta semana, “na quarta ou quinta-feira”, para definir as primeiras diretrizes da equipe econômica, e só deve falar sobre economia após esse encontro.
No entanto, destacou que por ter tido seu nome oficializado apenas no dia 30 de dezembro para o Ministério do Planejamento, ainda não teve tempo de formar uma equipe.
“Eu não ia no dia 31 encontrar nenhum parceiro. Vou sentar na minha mesa, pegar o telefone, fazer os convites para as pessoas tendo em mente que não é um convite para o meu governo, é para o governo do presidente Lula”.
TODO O CUIDADO – “Então eu vou ter todo o cuidado de buscar perfil moderado, de tenha uma visão econômica moderada. Vou ter muito cuidado na escolha”, complementou.
Uma das principais aliadas de Lula no segundo turno das eleições de 2022, Simone Tebet foi fundamental para a vitória do candidato.
Ela tinha como preferência assumir o Ministério do Desenvolvimento Social, que cuida de programas como o Bolsa Família. Porém, lideranças do PT fizeram questão que a pasta ficasse sob o guarda-chuva do partido, porque poderia dar a Simone Tebet uma visibilidade acima do necessário.
Fonte: O Tempo
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo