Por Iata Anderson –
O Flamengo estreou na Libertadores, contra o Sporting Cristal, em Lima, capital peruana envolvida em protestos políticos, jogo quase cancelado, feito com portões fechados aos torcedores. Em casa, depois da vitória, a torcida invadiu, ou deixaram entrar, ninguém informa direito, para protestar com alguns jogadores. Só escapou Arrascaeta que, na verdade vem se salvando da mediocridade que envolveu o time depois da saída de Jorge Jesus, coincidência ou não. Fato é que o Flamengo não pode ficar chorando a saída do técnico português, de excelente lembrança, mas passou. Quem garante que fará o mesmo sucesso outra vez ? Futebol não é matemática. Veio a estreia no brasileiro e ficou no empate com o Atlético de Goiás, quando ia perdendo o jogo. Na saída, Bruno Henrique, que fez o gol do empate, disse que não há panelinha, que todos respeitam o Paulo (Souza). Antes assim, mas que não estão jogando nada todos estão vendo. O técnico há de ter suas razões, mas eu jamais tiraria Gabi de perto da área para buscar jogo. Matheuzinho foi duas vezes no fundo, olhou para a área e não viu ninguém, vaga deixada pelo 9 do Fla.
Não basta imitar o Benzema na “imobilização” do antebraço?
Começou mais um campeonato brasileiro, iniciado em 1971, com a conquista do Atlético Mineiro, 1×0 sobre o Botafogo, no Maracanã, gol de Dario, ao seu estilo, queixo no peito para cabecear e correr o campo todo para comemorar. Três empates e uma derrota foi o saldo do futebol carioca, decepcionante mesmo para o empate do Flamengo, único que jogou fora de casa. A vitória mais contundente foi do São Paulo contra o Atlético Paranaense (4×1) com 4 gols de Calleri, já disparando na artilharia com seu “hat-trick”. Em casa, o Botafogo tentou fazer frente ao Corinthians, que também teve seu CT invadido, mas não conseguiu. O time é fraco para o tamanho da história do futebol alvi-negro. Sem comparar, claro, nem sinal daquele Botafogo repleto de craques da seleção, campeões do mundo, que dava ainda o técnico, preparador físico e médico para o time canarinho. O Vasco lotou São Januario mas decepcionou uma vez mais. Ficou no empate com o Vila Nova. É outro – junto com o Botafogo – que precisa melhorar muito para atravessar a pedreira que se apresenta, mesmo estando na série B. Surpreendente foi a derrota do Palmeiras para o Ceará (3×2), considerando ser um dos favoritos ao título.
Pelo momento e não poderia ser de outra forma, penso que Palmeiras e Atlético, se nada acontecer na caminhada, são candidatíssimo ao título desta temporada.
Dificilmente o Real Madrid deixará de conquistar mais uma Bola de Ouro, desta vez com Karim Benzema, na melhor fase de sua carreira, desde que chegou à capital espanhola. Dois “hat-trick” seguidos na Champions credencia qualquer jogador ao prêmio máximo do futebol europeu, mais ainda sendo contra PSG e Chelsea, primeira derrota de Tuchel para Carlo Ancelotti. O italiano parece ter encontrado o ataque ideal, com Valverde pela direita e o atacante francês destruindo qualquer recorde que o desafia. Fez 10 dos últimos 11 gols do Real, mesmo número na artilharia da Champions, batendo sua melhor marca de 7 gols (2011-12), atrás do recorde de Cristiano Ronaldo – 17 na temporada 2013-14 – conquista da 10ª taça, a dois gols de Levandowsky, que marcou 45 gols na temporada. Karim deixou Di Stéfano (308 gols) para tràs como terceiro artilheiro histórico do Real, com 314 gols em 594 jogos depois de Raúl (323 gols) e Cristiano Ronaldo, que marcou 451 gols com a camisa branca.
Faltando 7 jogos para terminar a Liga a diferença para o Barcelona é 12 pontos, já está na hora da prefeitura de Madrid começar a arrumar a Praça Cibelles para a comemoração do 35 título nacional.
Dois reforços de peso para o time da rádio Tupi, que teve a volta de Gerson, comentando o jogo do Botafogo, e Washington Rodrigues que vai comentar o jogo de terça, pela Libertadores, Flamengo x Tallejes, às 21h30min, no Maracanã. Dois amigos e ídolos que deixaram o Departamento Médico para revisão e retornam com pilha nova.
Jota Santiago voltou no sábado, reforçando ainda mais o fabuloso time liderado por José Carlos Araújo e Luis Penido, de quem sou ouvinte e não abro mão.
IATA ANDERSON – Jornalista profissional, titular da coluna “Tribuna dos Esportes”. Trabalhou em alguns dos principais veículos de comunicação do país como as Organizações Globo, TV Manchete e Tupi; Atuou em três Copas do Mundo, um Mundial de Clubes, duas Olimpíadas e todos os Campeonatos Brasileiros, desde 1971.
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo