Por Brunno Guedes –
Os vinhos podem possuir sabores mais ácidos, amargos, doces ou suaves, e ainda serem considerados produtos de qualidade. Você pode ou não gostar de um vinho doce e isso não tem problema algum; Por isso, é importante conhecer o tipo de vinho que você está bebendo e saber suas principais características para julgar seu sabor. Aqui no Brasil, o que geralmente diferencia um vinho de qualidade ou não é a palavra FINO que vem no contra rótulo. Vinhos inferiores não vêm com esta palavra. Eles costumam deixar um amargor ruim na boca e, em algumas pessoas, causar dores de cabeça.
O que é um vinho fino?
Os vinhos finos são produzidos com uvas da espécie Vitis vinifera (ou uvas europeias). As mais conhecidas que produzem os tintos são Cabernet Sauvignon, Syrah, Carmenère, Malbec, Pinot Noir, Merlot, Tempranillo, etc. Riesling, Sauvignon Blanc e Chardonnay, por exemplo, produzem os brancos.
As uvas consideradas finas têm como principais características a casca mais grossa e os bagos menores. Com elas, é possível criar bebidas complexas de taninos e polifenóis, com aromas e sabores mais ricos, normalmente mais secos.
Eles também apresentam coloração mais límpida e podem ser amadurecidos em barris de carvalho e envelhecidos em garrafas — quando ficam muito melhores. Além disso, passam por processos de elaboração e qualidade mais rigorosos para garantir a sua integridade.
O que é um vinho de mesa?
Já os vinhos de mesa são feitos com uvas da espécie Vitis bourquina (ou uvas americanas). As mais conhecidas são Niágara, Bordô, Concord e Isabel, que têm a casca mais fina e bagos maiores. Com elas, produzimos bebidas suaves, de sabor muito marcante da fruta utilizada.
Os vinhos de mesa têm coloração intensa e opaca, além de aromas rústicos. Não passam por barris ou envelhecimento na garrafa. Em seu processo de elaboração, é feito pelo mesmo processo do vinho fino, porém, não é envelhecido. Por isso, quanto mais jovem ele for consumido, melhor.
Qual o melhor estilo de vinho?
Na verdade, não há uma resposta certa para esta pergunta. A escolha de um vinho é algo muito pessoal. Por isso, na hora de comprar uma garrafa, confira as informações no rótulo sobre o estilo da uva e leve em conta, claro, o paladar de quem vai beber. Os vinhos finos agradam aos mais exigentes. Já os de mesa combinam muito com o paladar do consumidor iniciante.
Vale ressaltar que beber vinho é uma experiência que mexe com todos os sentidos. Sendo assim, além de escolher o vinho de sua uva predileta é fundamental tornar o momento prazeroso.
Agora que você já sabe a diferença entre vinho fino e vinho de mesa, te convido a seguir nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter para não perder nossas novidades!
***
Homenagem
No dia 2 de março, Alberto Miele, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, faleceu em decorrência de complicações pós-cirúrgicas, em Porto Alegre (RS).
A trajetória do agrônomo Alberto Miele se confunde com a própria história da Embrapa Uva e Vinho. Ele foi um dos primeiros pesquisadores, atuando desde a implantação da Unidade em Bento Gonçalves, no ano de 1975. Ao longo desses quase 46 anos, dedicou-se a pesquisar a uva e seus derivados, como vinho, espumantes e suco de uva, especialmente nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos – composição físico-química e análise sensorial – e Fisiologia de Produção da videira. (Fonte: Embrapa)
Até a próxima semana!
Dúvidas? Fale com o sommelier!
Clique no selo e saiba mais sobre vinhos e gastronomia no Brasil!
BRUNNO GUEDES é sommelier master, empresário e Ceo da VinoArt©. Formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS/RJ), possui o nível I da International Sommelier Guild, uma das mais respeitadas escolas de sommeliers do mundo, além do certificado IBRAVIN – Qualidade na taça 2015. Lecionou no Senac do Rio de Janeiro, foi consultor do Empório Cadeg, é colunista especializado em vinhos do jornal Tribuna da Imprensa Livre e já conta com mais de 15 anos de experiência no mercado.
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo