Por Barreto Mendonça

A Anexa Energia Serviços de Eletricidade cobra do Flamengo R$ 586,9 mil pelo não pagamento de um serviço contratado em junho do ano passado no Ninho do Urubu pela diretoria do clube rubro-negro. A informação desta terça-feira (26) é do jornalista Ancelmo Gois, colunista do jornal O Globo. Veja abaixo.

De acordo com a publicação, a ação corre na 6ª Vara Cível do Rio e é movido pela Anexa Energia contra o Flamengo. A empresa diz que foi contratada para fazer a “adequação do prontuário de instalações elétricas do Ninho do Urubu”.

Reprodução do jornal O Globo

Ainda segundo a versão do jornal, a empresa alega na ação que o serviço foi finalizado em dezembro de 2019, mas o Flamengo extinguiu o acordo sem pagar tudo. A Anexa cobra R$ 586,9 mil e ainda cita que dirigentes teriam cobrado uma “mesada” para manter o contrato.

OBS: Acusação muito grave, e a diretoria já se manifestou a respeito, segue abaixo. No mínimo tem que haver uma apuração sem interferências dos órgãos fiscalizadores dentro do Flamengo.

***

NOTA OFICIAL do Clube de Regatas do Flamengo

Posicionamento acerca de nota publicada na coluna do Ancelmo Gois, no jornal O Globo

O Clube de Regatas do Flamengo vem a público repudiar veementemente alegações de supostos atos ilícitos que constam em nota jornalística publicada nesta terça-feira (26), na coluna do Ancelmo Gois, no jornal O Globo, e reiterar que a atual gestão desconhece qualquer prática ilícita deste tipo. Através da supracitada matéria, o Clube tomou conhecimento de que foi ajuizada uma ação indenizatória por parte da empresa Anexa Engenharia, com base em alegação infundada e desacompanhada de qualquer prova, de que uma terceira pessoa, não identificada, que se dizia “influente junto à diretoria do clube”, estaria pedindo “mesada” para manter um contrato.

Cabe destacar que a acusação foi feita contra terceira pessoa, que absurdamente não foi identificada pelo autor da denúncia, que estaria se apresentando como influente perante à diretoria do Flamengo. Portanto, causou extrema surpresa e desconforto que tenha sido divulgada uma acusação contra terceiro de nome ocultado, como se fosse feita a dirigentes do Clube, havendo um erro material na nota ao atribuir a denúncia à diretoria, quando se tratou de alguém que se dizia ligado à diretoria, o que é muito diferente.

Todas as contratações do Flamengo seguem uma política rigorosa de compliance, tendo o Clube licitado o referido contrato, como admite no processo a mencionada empresa, sendo vencedora por ter ofertado a melhor proposta. Contudo, o Clube rescindiu o contrato com a Anexa, em dezembro de 2019, após ter constatado que os serviços anteriormente contratados não haviam sido prestados a contento, mesmo estando o Flamengo em dia com os pagamentos. Em outras palavras, nitidamente estamos diante de um ataque oportunista da empresa, proveniente de sua irresignação com a rescisão do seu contrato pelo mero inadimplemento das obrigações assumidas e não cumpridas.

Assim, pautado no princípio da transparência, que norteia os atos da gestão, o Flamengo irá instaurar um inquérito administrativo interno e investigará profundamente as acusações feitas para esclarecer quem se apresenta em nome do clube e tudo mais que possa ser útil ao esclarecimento do caso.

Todos os fatos apurados no inquérito administrativo interno terão a devida divulgação, a fim de que os sócios do Clube possam ter conhecimento amplo e irrestrito de tudo que foi feito pelo Flamengo. Caso seja constatada qualquer irregularidade, os responsáveis serão devidamente punidos.

Diante disso, o Flamengo desde já esclarece que irá exigir à empresa Anexa a indicação da pessoa e a comprovação dos fatos alegados na petição inicial, sob pena de responsabilização cível e criminal, diante do que afiguram ser infundadas e graves acusações lançadas de forma leviana e com o nítido intuito de macular o bom nome e imagem do Clube.

Vale consignar que o Flamengo lamenta o fato de que a imprensa publique nota em jornal de grande circulação fundada com base em denúncia não identificada contra terceiro, como se fosse diretamente imputada a dirigentes do clube, sem que ao Clube tenha sido dado o direito de se manifestar previamente.

Por fim, o Flamengo vem esclarecer ao público em geral que, apesar de óbvio, a ninguém é dado o direito de se manifestar em nome da diretoria e do Clube, sem que apresente poderes especiais para tal fim, mediante procuração ou outro instrumento jurídico próprio para esse fim.