Por Rogéria Cardeal –

Só que não! Hoje iremos falar de LGBTQIA+ na moda!

Quantas pessoas trans você vê nas passarelas, catálogos, revistas, outdoors, nas novelas, cinemas, fazendo comerciais?

A gente vê bastante nas datas onde muito se fala em inclusão, tirando esses poucos Respiros, Não!

Fala-se muito em representatividade através de uma diversidade.

Diversidade:Qualidade daquilo que é Diverso, Diferente, variado, VARIEDADE, essa é a palavra, Variedade.Logo entendemos que deveriam ter variedades de pessoas em cena quando estão atuando vendendo um produto ou marca mas, o mercado tende a viver nos dando umas esmolas, como a cota espremida, só para gritar que é um fomentador de políticas públicas, e diz: ” ali, tem um sim, ou dois, máximo três!” E eterniza sempre a mesma figura, e como forma eternizada, rodando no eixo, do seu próprio umbigo, desconhecendo seus próprios coirmãos, onde a fala ninguém solta a mão de ninguém se torna inexpressiva e pífia… Mas isso é um plano pensado, elaborado, escrito e aplicado por mentes pensantes, fomentadas e contratadas pelo capital da branquitude, racista, transfobia, homofobia, xenofobia, travestidos de gente de bem, que sistematicamente tem um grande amor e apreço ao próximo! (Só que não)
isolar e fazer acreditar que a meritocracia existe, faz parte dessa roda, e muitas vezes expostas ridicularizados, isso mesmo, essas pessoas muitas vezes sofrem transfobia recreativa, ferindo auto estima e causando sequelas irreversíveis, em troca de visibilidade. E quando se deixa de existir, encontram outro para ocupar essa vaga.

Acorda mercado da Moda, isso não é de longe estar Variado, Diverso, nem mesmo representa a palavra “Representatividade”, pois representa muito pouco, pessoas que lutam todos os dias para sobreviver, dispostos a uma sobrevida, cujos cachês diferenciados, são sempre os mais baixos, e as funções… a gente até prefere deixar isso para que as próprias mídias digam ou não digam quando espelham sua exclusão.

Você já ouviu falar da Casa Arco-Íris?

E da escola de Divines?

A gente te conta por aqui mesmo, mas é só para despertar seu interesse e te fazer buscar, se abrir e ver que o mundo é mais bonito e diverso.

LGBTs Sem Terra se mobilizam no Dia Internacional de luta contra a LGBTfobia - MST

A casa arco íris sob direção do ativista e militante no combate a LGBTfobia, Claudio Nascimento, acolhe o projeto incrível escola de Divines, onde mulheres trans, aprendem a modelagem, corte e dali saem peças incríveis, e sabem quem é a estrela, são elas porque é isso que elas são!

E como a gente sabe disso?

Na data de 21/10/2021, depois de bater em várias portas e receber e vários nãos, o Presidente Cláudio Nascimento acolheu o SindModel-RJ, em todos os sentidos, para realização do nosso Grande Evento de Diversidade, pois somos disso! Ganhamos um espaço e uma linda parceria, e uma equipe de pessoas que nos ajudou do início ao fim, realizando e inclusive tivemos a honra de sua participação!

Dica de Moda: Procura uma peça de roupa linda e sustentável? Sim moda sustentável, lá tem!

Almir França, estilista renomado como profissional e como ser humano, professor, de onde saem peças e acessórios incríveis. Então corram lá fiquem lindos, garanta a sobrevivência do planeta através da eco moda, e somem no combate a intolerância. Ah cuidado! Vocês podem vir a cair na tentação… DE SE UNIR NESTA LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS!

Pensando nisso, o SindModel-RJ, vem negociando em suas convenções coletiva de trabalho, a obrigatoriedade de uma inclusão. Com o auxílio do desembargador Siro Darlan, dando forma jurídica a maneira de pensar e a Dra Gilse Prates, na inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais, vem dando um toque especial, com a nossa cláusula de inclusão, e o SindModel, claro com sua diretoria da diversidade, buscando agregar, porque lugar de fala, tem que ter!

Quer saber como ficou nossa Convenção Coletiva de Trabalho? Para isso, você precisará nos acompanhar, para ficar por dentro. Enquanto isso, corre, e conta pros seus amigos e amigas que sempre sonharam em ser, existir e ser modelo Profissional sem preconceito que o SindModel-RJ Existe e está aqui, lutando pelos seus direitos como trabalhador e seus direitos como ser Humano.

Homenagem a Lili Elbe. Nascida em Vejle, Dinamarca, em 28 de Dezembro de 1982, Primeira Modelo Trans.

Quase um século depois, muitas de nós ainda somos Lili Elbe | Rocco

ROGÉRIA CARDEAL HTA é presidente do Sindicato dos Modelos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SindModel-RJ), modelo (DRT 0049400/RJ), jornalista (DRT 0038192/RJ) e defensora dos Direitos Humanos!

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!