Redação

Algumas das localidades mais procuradas do estado baiano voltam a receber turistas de forma gradual.

Diversas cidades brasileiras estão retomando gradualmente suas atividades turísticas. Na Bahia, o badalado município de Porto Seguro e os distritos de Arraial D’Ajuda e Trancoso começaram o processo de reabertura nas últimas semanas após adotarem rigorosos protocolos de prevenção contra a Covid-19.

Trancoso_BA_MarcioFilho.jpg
Trancoso, um dos mais importantes atrativos turísticos da Bahia, reabre para visitação. Crédito: Márcio Filho/MTur

As três localidades estão liberadas para banho e prática esportiva individual, porém com uso de máscara quando não estiver na água e distanciamento entre as pessoas. O Centro Histórico de Porto Seguro pode ser visitado livremente, porém barracas de praia e restaurantes devem operar com 50% da sua capacidade, assim como os meios de hospedagem.

Outras medidas foram adotadas como aferição da temperatura de todos os turistas que chegam à região, seja por via aérea ou terrestre; autorização de entrada de visitantes apenas com reserva em meios de hospedagem autorizados; e o limite de horário de funcionamento de bares e restaurantes, além de barracas de praia. A previsão é de que a reabertura total de Porto Seguro aconteça em outubro.

Também já retomaram parte das atividades turísticas a capital Salvador e as cidades de Imbassaí, Diogo, Santo Antônio, Praia do Forte, Costa do Sauípe, Itacaré, Vitória da Conquista, dentre outros. Já Morro de São Paulo, Boipeba, Maraú, Caraíva, e Lençóis – porta de entrada para a Chapada Diamantina – têm previsão para reabertura em setembro.

Arraial_Dajuda_Marcio_Filho.jpg
A simbólica praça da Nossa Senhora D’Ajuda, em Arraial D’Ajuda (BA), poderá ser novamente apreciada pelos turistas. Crédito: Márcio Filho/MTur

Segundo o governo da Bahia, atualmente, as localidades já abertas à visitação têm registrado grande procura, especialmente aos finais de semana, sendo o público formado por moradores da capital baiana e turistas de cidades vizinhas, porém já é possível perceber aumento na procura por pacotes de fim de ano por turistas de diversas partes do Brasil.


Fonte: Agência de Notícias do Turismo, por Vanessa Castro