Por Daniel Mazola e Iluska Lopes

Dia 2 de setembro, os brasileiros vão às urnas para escolher um novo presidente, além de governadores, senadores, deputados federais e estaduais. A conquista do voto para escolha dos representantes políticos no Brasil foi um processo lento, a sistematização do voto individual e democrático foi uma evolução que muitas pessoas não tem consciência de sua importância.

Soldados em manifestação no centro do Rio, 1968. (Arquivo Nacional)

Para votar consciente, recomendo que consulte fontes variadas, dentre as quais, as entidades representativas de seus principais interesses, sites como nossa Tribuna da Imprensa Livre, e os portais e instituições que defendem causas sociais, emprego, saúde e educação digna, os direitos humanos, o meio ambiente, os direitos dos negros, das mulheres, dos índios, da comunidade LGBTQIA+. Essas fontes possuem informações sobre como pensam os partidos e os candidatos sobre esses temas.

Precisamos eleger para os Poderes Legislativo e Executivo diversos candidatos com o perfil do CACAU DE BRITO 12100 PDT, lutadores comprometidos com a democracia, com a inclusão social, imperativo de todos aqueles que acreditam que um Brasil melhor é possível.

Durante o período pré-eleitoral, além de ter realizado constantes viagens pelo interior do estado, Cacau de Brito realizou reuniões periódicas que acontecem no escritório MCP – PEIXINHO, CACAU & PIRES Consultores & Advogados, por lá recebeu líderes políticos, comunitários e religiosos, sempre focados em identificar problemas e resolvê-los politicamente.

Lideranças políticas e religiosas de Silva Jardim (RJ) debateram com Miro Teixeira e Cacau de Brito iniciativas e futuras ações em defesa do município. (Daniel Mazola/TIL)

O advogado Carlos Alberto Cacau de Brito, integra o Conselho Consultivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre, é um ativista político reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos fundamentais e militância na área dos Direitos Humanos.

Deputado Estadual é CACAU DE BRITO 12100 PDT. A importância do voto consciente!

BIOGRAFIA

Carlos Alberto Cacau de Brito é advogado, escritor e membro do Conselho Consultivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre. Foi diretor e coordenador-geral do Procon-RJ, assessor na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, no Rio de Janeiro, e chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. É fundador e coordenador do Movimento O Rio pede paz e do Fórum da Cidadania do Rio de Janeiro. Também é colaborador do Projeto Cristolândia, que busca ajudar na prevenção, recuperação e assistência a dependentes químicos.

Dr. Cacau de Brito é baiano da cidade de Jaguaquara, onde iniciou seus estudos no Colégio Taylor Egídio e sua militância na Aliança Bíblica Universitária (ABU), mudando-se para Salvador na juventude e para o Rio de Janeiro, no início dos anos 1980, para estudar Teologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, onde foi presidente do Centro Acadêmico Dr. Shepard.

O presidente do PDT Carlos Lupi observa atentamente a explanação do advogado e ativista Cacau de Brito. (Divulgação)

Em 1991 se formou em Direito na Universidade Gama Filho e desde então iniciou sua militância na área dos Direitos Humanos, defendendo as vítimas da violência urbana, das balas perdidas e da exclusão, do descaso do Poder Público. Fundador da Associação dos Ex-alunos do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e da Associação dos Advogados Evangélicos do Rio de Janeiro. É membro da Igreja do Recreio e do Centro de Cultura e Juventude Cristã.

É filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) desde 1985, e membro da Executiva Nacional. Em 2015 lançou seu primeiro livro: ‘Sem meias palavras’, uma coletânea dos seus principais artigos publicados nos últimos anos. Em 2020 lançou seu segundo livro: ‘Frente a frente com Cacau de Brito’.