Por Iluska Lopes

Dr. Cacau de Brito será homenageado na 4ª edição do Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor.

Em ano eleitoral, antes do período oficial de campanha, aqueles que se colocam como pré-candidato com estratégia definida, saem às ruas e viajam para suas bases em busca de apoio eleitoral como vem fazendo rotineiramente Dr. Cacau de Brito desde 2020, fotos abaixo. Demonstrando efetivamente interesse e compromisso com as demandas do cidadão-contribuinte-eleitor do nosso estado.

Com segurança financeira para garantir um bom desempenho na disputa, reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos fundamentais e militância na área dos Direitos Humanos, a pré-campanha avança a passos largos por todo estado do Rio de Janeiro.

Além das constantes viagens pelo interior do estado, Cacau de Brito realiza reuniões periódicas que acontecem no escritório MCP – PEIXINHO, CACAU & PIRES Consultores & Advogados, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Por lá recebe líderes políticos, comunitários e religiosos, são reuniões sempre focadas em identificar problemas e resolvê-los politicamente.

Demonstrando muita disposição para disputar a eleição, já percorreu nesse período de pré-campanha todos os municípios do estado e ouviu milhares de sugestões e reclamações dos eleitores.

Cacau defende a retomada de um país digno, sem mobilizações reacionárias que ameaçam a democracia, perseguem minorias e deturpam os valores cristãos, “Fomos o primeiro partido brasileiro a ter um comitê evangélico, a iniciativa ocorreu nas eleições presidenciais de 1989, quando Leonel Brizola (PDT) concorreu”, lembrou Cacau de Brito.

Nossa Tribuna apoia a luta do Dr. Cacau

Os diretores do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Daniel Mazola, Iluska Lopes e Siro Darlan de Oliveira, em parceria com a OAB-RJ, comunicam que em função da defesa permanente do Estado Democrático de Direito e das boas práticas profissionais o advogado Cacau de Brito será um dos principais homenageados da 4ª edição do Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor. A data e a lista completa de jornalistas, sindicalistas, empresários, advogados, entre outros brasileiros homenageados neste 2022 será divulgada em maio.

BIOGRAFIA

Carlos Alberto Cacau de Brito é advogado, escritor e membro do Conselho Consultivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre. Foi diretor e coordenador-geral do Procon-RJ, assessor na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, no Rio de Janeiro, e chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. É fundador e coordenador do Movimento O Rio pede paz e do Fórum da Cidadania do Rio de Janeiro. Também é colaborador do Projeto Cristolândia, que busca ajudar na prevenção, recuperação e assistência a dependentes químicos.

Dr. Cacau de Brito é baiano da cidade de Jaguaquara, onde iniciou seus estudos no Colégio Taylor Egídio e sua militância na Aliança Bíblica Universitária (ABU), mudando-se para Salvador na juventude e para o Rio de Janeiro, no início dos anos 1980, para estudar Teologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, onde foi presidente do Centro Acadêmico Dr. Shepard.

O presidente do PDT Carlos Lupi observa atentamente a explanação do advogado e ativista Cacau de Brito. (Divulgação)

Em 1991 se formou em Direito na Universidade Gama Filho e desde então iniciou sua militância na área dos Direitos Humanos, defendendo as vítimas da violência urbana, das balas perdidas e da exclusão, do descaso do Poder Público.

Fundador da Associação dos Ex-alunos do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e da Associação dos Advogados Evangélicos do Rio de Janeiro. É membro da Igreja do Recreio e do Centro de Cultura e Juventude Cristã.

É filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) desde 1985, e membro da Executiva Nacional. Em 2015 lançou seu primeiro livro: ‘Sem meias palavras’, uma coletânea dos seus principais artigos publicados nos últimos anos. Em 2020 lançou seu segundo livro: ‘Frente a frente com Cacau de Brito’.