Por Brunno Guedes

Falando de vinhos de A a Z.

Você já deve ter ouvido esse verbo em vários lugares e, por isso, vou falar aqui de forma simples e objetiva a importância de decantar um vinho. Caso ele tenha mais de 5 anos, ou venha com a informação de “não filtrado sujeito a depósito” no contra rótulo, é muito importante esse ato.

Quando e porque decantar um vinho?

A decantação serve para eliminar a borra do vinho e também permite a total liberação dos aromas, melhorando o seu paladar. Não há regras absolutas para isso. Mas há dicas que ajudam muito! Vamos entender agora o que você precisa saber sobre quando e por quê decantar um vinho.

Falando de forma técnica, decantar significa passar suavemente um líquido de um recipiente para outro para separar sedimentos sólidos, impedindo que cheguem à taça. Para isso, o decanter é o acessório ideal: uma espécie de jarra para onde o vinho é transferido para separá-lo das chamadas “borras”, que podem surgir no fundo da garrafa. Os sedimentos ou borras são processos naturais e estão presentes em todos os vinhos.

De uma maneira geral, estamos falando de vinhos tintos. Brancos geralmente não se decanta, só em casos muitos específicos, como vinho velho e com passagem por madeira, raro e caro… Ainda assim, por pouco tempo. Apenas para abrir um pouco seus aromas.

Brunno Guedes é sommelier master e Ceo da VinoArt

Além disso, considere que o decanter tem também o objetivo de oxigenar o vinho no processo de decantação. O próprio recipiente possui um formato – com uma superfície larga em sua base – que propicia um maior contato do vinho com o ar. Dito isto, o corpo do vinho tinto, considerando principalmente teor alcóolico e carga tânica, é o que determina quem vai para o decanter e o tempo que ele deve ficar.

Ao entrar em contato com o oxigênio, os vinhos cheios de corpo, por exemplo, liberam seus aromas mais rapidamente e, indiretamente, tem seus taninos suavizados. Vinhos como Tannat, Barolo, Brunello, Super toscano, Malbec com passagem por madeira são fortes candidatos a passarem por decanter.

Como regra geral, de 30 minutos a duas horas bastam para a maioria dos vinhos.

Outro caso a ser observado, são vinhos simples e jovens. Ao notar a presença de álcool exacerbado, recomendo decantar o vinho ainda que por poucos minutos, pois ficarão mais perfumados, sem a presença de álcool marcante.

Até a próxima! Dúvidas? Fale com o sommelier!


BRUNNO GUEDES é sommelier master, empresário e Ceo da VinoArt©. Formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS/RJ), possui o nível I da International Sommelier Guild, uma das mais respeitadas escolas de sommeliers do mundo, além do certificado IBRAVIN – Qualidade na taça 2015. Lecionou no Senac do Rio de Janeiro, foi consultor do Empório Cadeg, é colunista especializado em vinhos do jornal Tribuna da Imprensa Livre e já conta com mais de 15 anos de experiência no mercado.