Redação

Buscando atrair turistas e divulgar as beleza da cidade mineira, a Exposição Brumadinho de Braços Abertos apresenta, em grandes painéis, as belezas e riquezas culturais, naturais e históricas de uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais.

Programada para abrir oficialmente na manhã desta segunda-feira, dia 6 de março, no Hall Principal do Aeroporto Santos Dumont (RJ), a exposição é baseada no livro “Brumadinho de Braços Abertos”, que foi lançado em julho de 2022, durante o Festival de Inverno de Casa Branca, distrito turístico de Brumadinho. A Exposição apresenta em grandes painéis fotografias captadas pelo fotógrafo carioca Kadu Niemeyer, fotógrafo oficial do acervo e obras de seu avô, o arquiteto Oscar Niemeyer.

Visualização da imagem

Ladeada pelos belíssimos painéis que ornamentam o Hall Principal do Santos Dumont, Aviação Antiga e Aviação Moderna, obras do consagrado pintor Cadmo Fausto, a Exposição faz parte de um grande Projeto que tem o destino turístico da cidade de Brumadinho como personagem central, resgatando as belezas, tradições e raridades da cidade históricas mineira que se recupera depois da tragédia do rompimento da barragem da Vale em 2019. Vale lembrar que está em Brumadinho o maior museu a céu aberto do mundo, o Inhotim, que recebe anualmente turistas vindo de todas as partes do planeta.

Apresentada inicialmente no saguão de passageiros do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, entre os dias 12 e 19 de dezembro de 2022, para viajantes nacionais e internacionais, a Exposição Brumadinho de Braços Abertos além de registrar os vários atrativos turísticos de Brumadinho, também mostra que a cidade está pronta para receber o turista em seus muitos atrativos e distritos, além do já consagrado museu de Inhotim.

Visualização da imagem

Para o fotógrafo Kadu Niemeyer, foi uma “grande surpresa poder encontrar e registrar esse universo natural e histórico na cidade de Brumadinho. Depois do acidente ficou a imagem de ser uma cidade minerada, mas o que vimos lá foi bem diferente disso. Uma cidade com belos monumentos históricos, naturais, o Parque do Rola Moça, o Inhotim, essas maravilhas todas que conseguimos fotografar e colocar nessa exposição que, de uma certa forma, vai dizer a todos que Brumadinho continua linda e a espera de todos”. Os próximos destinos da Exposição serão as principais capitais nacionais.

No Rio de Janeiro a exposição pode ser conferida no Aeroporto Santo Dumont do dia 6 a 12 de março, montada no saguão principal do Aeroporto e aberta para todo o público; em abril a exposição vai para Brasília; em maio São Paulo, e Porto Alegre em junho.

Visualização da imagem

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!