Redação

No dia 29 de novembro de 2019, o Centro de Estudos da Política Songun do Brasil realizou o seu último evento do ano. O seminário “Revolução e Exército: a política militar da Coreia do Norte” aconteceu no Salão Nobre do curso de Direito da UERJ e contou com a presença do Embaixador da República Popular Democrática da Coreia no Brasil, o Sr. Kim Chol Hak, além do camarada Kim Jong Chol, Segundo Secretário da Embaixada da RPDC no Brasil.

Lucas Rubio e Lenan Cunha, Presidente e Vice-Presidente do Centro de Estudos da Política Songun do Brasil, também estavam na mesa e coordenaram o seminário.

Lucas Rubio iniciou sua fala agradecendo aos presentes e a todos que contribuem no apoio e disseminação dos estudos sobre a Coreia do Norte no Brasil e no mundo. Também lembrou que a data do seminário marcava o 2º aniversário de lançamento do míssil balístico intercontinental Hwasong-15, grande feito do povo coreano em busca de respeito internacional.

Ele leu uma carta enviada pelo Dr. Dermot Hudson, Presidente do Grupo de Estudos da Ideia Juche da Inglaterra, Presidente da Associação para o Estudo da Política Songun do Reino Unido e Presidente da Associação de Amizade com a Coreia – KFA – do Reino Unido. Em sua carta, o camarada Dermot desejou sucesso para o seminário e elogiou o trabalho do CEPS-BR.

Depois disso, Lucas Rubio dissertou sobre a política militar da Coreia e explicou sobre a História da Revolução Coreana, ressaltando o papel preponderante do Exército Popular da Coreia na construção socialista, além dos grandes êxitos militares do país em alcançar um poderio militar e nuclear capaz de barrar as agressões promovidas pelos Estados Unidos.

Após ele, falou o Embaixador Kim Chol Hak da Coreia Popular, traduzido simultaneamente pelo secretário Kim Jong Chol.

Em sua fala, o Embaixador agradeceu e congratulou Lucas Rubio e Lenan Cunha pelo bom trabalho realizado com muito afinco para o estudo científico da Ideia Juche, da Política Songun e das obras dos Grandes Líderes Kim Il SungKim Jong Il e Kim Jong Un no Brasil e exaltou a amizade entre o povo brasileiro e coreano. Também destacou a trajetória da Coreia Popular para se transformar em uma potência socialista independente e anti-imperialista e buscar a reunificação pacífica da Coreia.

Ao fim do seminário, o Embaixador anunciou que, por ordem da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia, Lenan Cunha, Vice-Presidente do CEPS-BR, foi condecorado com a Ordem da Amizade da RPDC por seu trabalho de tradução e disseminação das notícias da Coreia e dos livros dos Grandes Líderes. O Embaixador entregou a condecoração a Lenan Cunha.

No fim, os participantes se fotografaram junto a bandeira do Brasil e da RPD da Coreia.


*Texto envia do por Lucas Rubio – Presidente do Centro de Estudos da Política Songun-Brasil, Coordenador do Núcleo de Política Internacional da Tribuna da Imprensa Livre.

Fonte: https://cepsongunbr.wordpress.com/2019/11/30/ceps-br-realiza-seminario-com-o-embaixador-da-coreia-do-norte/