Por Luiz Carlos Prestes Filho –
O meu grande amigo, incentivador e parceiro, Carlos Lessa, nos deixou. Ele foi um lutador exemplar pelo desenvolvimento social e econômico do Brasil. De um Brasil independente. Quando dei os meus primeiros passos para estudar o tema ECONOMIA DA CULTURA ele me deu a base teórica para trabalhar.
Também, acompanhou os estudos da Cadeia Produtiva da Economia da Música e da Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval. O Lessa sempre queria saber como estavam as coisas, como poderia ajudar e quais seriam os desdobramentos.
Para o livro sobre os 30 anos do Sambódromo “O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA”, com textos sobre Anísio Abraão David, Capitão Guimarães, Carlinhos Maracanã e Luizinho Drummond, ele fez uma apresentação corajosa em defesa da ENGENHARIA SOCIAL DO CARNAVAL BRASILEIRO. Elogiou o trabalho por dialogar com os reais protagonistas da festa. Com aqueles que foram visionários e transformaram as escolas de samba em agentes de desenvolvimento econômico.
Saudades eternas desse amigo querido. Que me honra ser brasileiro. Pertenço a um país que gerou esse guerreiro Carlos Lessa.
LUIZ CARLOS PRESTES FILHO – Cineasta, formado na antiga União Soviética. Especialista em Economia da Cultura e Desenvolvimento Econômico Local. Coordenou estudos sobre a contribuição da Cultura para o PIB do Estado do Rio de Janeiro (2002) e sobre as cadeias produtivas da Economia da Música (2005) e do Carnaval (2009). É autor do livro “O Maior Espetáculo da Terra – 30 anos do Sambódromo” (2015).
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo