Redação

Mandato tem duração de 2 anos; Eleição começa às 14h no Senado e a sessão da Câmara inicia às 19h.

Deputados e senadores decidem nesta 2ª feira (01.02.2021) quem serão os futuros presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal pelos próximos 2 anos.

Cada casa realiza sua eleição em horários diferentes. O Senado deve iniciar o pleito às 14 horas. A eleição será presencial, secreta e feita por cédula de papel.

Na Câmara, está marcado o início da sessão para às 19 horas. A eleição será presencial, secreta e feita em urna eletrônica. As cabines de votação foram instaladas no Salão Verde da casa na última segunda (25.jan.2021).

Poder360 irá transmitir ao vivo as eleições em seu canal no YouTube.

Entenda como funcionam os ritos da eleição em cada uma das casas e quais são os candidatos:

 

***

Saiba o que fazem os cargos em disputa nesta 2ª no Senado

O presidente, 2 vice-presidentes, 4 secretários e 4 suplentes devem ser eleitos nesta 2ª feira (1º.fev.2021) para comandar o Senado pelos. próximos 2 anos. O rito deve começar à 14h.

Leia abaixo qual a função de cada cargo.

Presidente – quem for eleito para chefiar o Senado automaticamente se torna chefe do Poder Legislativo, status parecido com os presidentes da República (Executivo) e do Supremo Tribunal Federal (Judiciário).  É dele também o poder para determinar o que entrará na pauta do Senado e do Congresso, apesar dessa escolha muitas vezes ser dividida com os líderes partidários.

É o presidente do Senado o responsável por escolher os relatores de projetos que tramitam na Casa. O ocupante do cargo também faz parte da linha sucessória da presidência da República –está atrás do vice-presidente e do presidente da Câmara dos Deputados– e dos conselhos de Defesa Nacional e da República, que deliberam sobre intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio.

O Cargo não vem só com poder político e responsabilidades extras, há também vantagens estruturais disponíveis apenas para quem ocupa a cadeira. No caso do Senado, o presidente tem direito a um gabinete novo e exclusivo da presidência, além do acesso à residência oficial da Casa, que é localizada à beira do lago Paranoá, em Brasília.

Segundo o Senado, o local tem cerca 13.000m², e a casa em si ocupa 1.146m². Lá, o presidente tem acesso a 5 quartos, 7 banheiros, cozinha, copa, sala de jantar, sala de estar, sala de TV, escritório, sala de apoio, área de serviço, além de refeitório, banheiro e quarto para funcionários.

Só no local trabalham 1 administrador, 3 cozinheiras, 2 auxiliares de cozinha, 2 passadeiras, 3 camareiras, 3 funcionários para serviços gerais, 5 garçons, 1 jardineiro e 2 auxiliares de jardineiro.

O presidente do Senado também tem assessoria de imprensa, mais cargos de confiança à disposição e uma equipe de cerimonial para eventos.

O cargo dá permissão para que o presidente use voos da FAB para qualquer lugar do mundo.

OUTROS CARGOS

Além do presidente também podem ser eleitos nesta 2ª feira (1º.fev) seus 2 vice-presidentes, 4 secretários e seus respectivos suplentes. Eis um resumo das atribuições de cada um desses cargos:

  • 1º e 2º vice-presidente – substituem, nessa ordem, o presidente nas suas faltas ou impedimentos;
  • 1º secretário – assina a listagem com o resultado da votação realizada por meio do sistema eletrônico, lê em Plenário a correspondência oficial recebida pelo Senado e todos os documentos que façam parte do expediente da sessão. Além disso, é responsável pela supervisão das atividades administrativas da Casa, entre outras competências;
  • 2º secretário – lavra as atas das sessões secretas, as lê e assina os documentos do primeiro-secretário;
  • 3º e 4º secretários – responsáveis por fazer a chamada dos senadores, nos casos previstos no Regimento, contar os votos e auxiliar o presidente na apuração das eleições;
  • Secretários suplentes – substituem os secretários na ausência destes.

Com informações da Agência Senado


Fonte: Poder360