Redação –
Mandato tem duração de 2 anos; Eleição começa às 14h no Senado e a sessão da Câmara inicia às 19h.
Deputados e senadores decidem nesta 2ª feira (01.02.2021) quem serão os futuros presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal pelos próximos 2 anos.
Cada casa realiza sua eleição em horários diferentes. O Senado deve iniciar o pleito às 14 horas. A eleição será presencial, secreta e feita por cédula de papel.
Na Câmara, está marcado o início da sessão para às 19 horas. A eleição será presencial, secreta e feita em urna eletrônica. As cabines de votação foram instaladas no Salão Verde da casa na última segunda (25.jan.2021).
O Poder360 irá transmitir ao vivo as eleições em seu canal no YouTube.
Entenda como funcionam os ritos da eleição em cada uma das casas e quais são os candidatos:
***
Saiba o que fazem os cargos em disputa nesta 2ª no Senado
O presidente, 2 vice-presidentes, 4 secretários e 4 suplentes devem ser eleitos nesta 2ª feira (1º.fev.2021) para comandar o Senado pelos. próximos 2 anos. O rito deve começar à 14h.
Leia abaixo qual a função de cada cargo.
Presidente – quem for eleito para chefiar o Senado automaticamente se torna chefe do Poder Legislativo, status parecido com os presidentes da República (Executivo) e do Supremo Tribunal Federal (Judiciário). É dele também o poder para determinar o que entrará na pauta do Senado e do Congresso, apesar dessa escolha muitas vezes ser dividida com os líderes partidários.
É o presidente do Senado o responsável por escolher os relatores de projetos que tramitam na Casa. O ocupante do cargo também faz parte da linha sucessória da presidência da República –está atrás do vice-presidente e do presidente da Câmara dos Deputados– e dos conselhos de Defesa Nacional e da República, que deliberam sobre intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio.
O Cargo não vem só com poder político e responsabilidades extras, há também vantagens estruturais disponíveis apenas para quem ocupa a cadeira. No caso do Senado, o presidente tem direito a um gabinete novo e exclusivo da presidência, além do acesso à residência oficial da Casa, que é localizada à beira do lago Paranoá, em Brasília.
Segundo o Senado, o local tem cerca 13.000m², e a casa em si ocupa 1.146m². Lá, o presidente tem acesso a 5 quartos, 7 banheiros, cozinha, copa, sala de jantar, sala de estar, sala de TV, escritório, sala de apoio, área de serviço, além de refeitório, banheiro e quarto para funcionários.
Só no local trabalham 1 administrador, 3 cozinheiras, 2 auxiliares de cozinha, 2 passadeiras, 3 camareiras, 3 funcionários para serviços gerais, 5 garçons, 1 jardineiro e 2 auxiliares de jardineiro.
O presidente do Senado também tem assessoria de imprensa, mais cargos de confiança à disposição e uma equipe de cerimonial para eventos.
O cargo dá permissão para que o presidente use voos da FAB para qualquer lugar do mundo.
OUTROS CARGOS
Além do presidente também podem ser eleitos nesta 2ª feira (1º.fev) seus 2 vice-presidentes, 4 secretários e seus respectivos suplentes. Eis um resumo das atribuições de cada um desses cargos:
- 1º e 2º vice-presidente – substituem, nessa ordem, o presidente nas suas faltas ou impedimentos;
- 1º secretário – assina a listagem com o resultado da votação realizada por meio do sistema eletrônico, lê em Plenário a correspondência oficial recebida pelo Senado e todos os documentos que façam parte do expediente da sessão. Além disso, é responsável pela supervisão das atividades administrativas da Casa, entre outras competências;
- 2º secretário – lavra as atas das sessões secretas, as lê e assina os documentos do primeiro-secretário;
- 3º e 4º secretários – responsáveis por fazer a chamada dos senadores, nos casos previstos no Regimento, contar os votos e auxiliar o presidente na apuração das eleições;
- Secretários suplentes – substituem os secretários na ausência destes.
Com informações da Agência Senado
Fonte: Poder360
MAZOLA
Related posts
Senado aprova PEC dos Precatórios
DA VIDA – por Miranda Sá
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo