Por Bolivar Meirelles

É…é mesmo. Quem diria? Disseram no entanto. Tentativa de Golpe de Estado nos Estados Unidos da América do Norte. Trump, o golpista. Invasão do Coliseu. Reunião do Congresso Nacional Norteamericano invadida por milicianos do mal. Trumpistas. Desmoralizam-se os EUA no concerto internacional. Rússia, China estáveis sistemas. Venezuela e Cuba crescem na América Latina. Que Democracia é essa? A Norteamericana? Dois Partidos de fato. Um da Burguesia. Outro, também, burguês. Onde o Povo é representado? Num Partido fomentador de guerras? No outro também? Quem não se lembra do assassinato do principal General do Iran morto no Iraque a mando de Trump? Quem não se lembra do bombardeio da Líbia autorizado, do Brasil, por Obama? E dos falsos motivos de invasão ao Iraque determinado por George W. Busch? Armamento químico? Nunca identificado. Bombas atômicas dos EUA no Japão ao fim da Segunda Guerra Mundial? EUA. Napalm no Vietnã? EUA.

Dois Partidos, Republicano e Democrata. Sem república, sem democracia. Impossível ser republicano e democrata numa realidade capitalista, numa Sociedade de Classes.

O Trump escancara a verve golpista. Quer privatizar o Poder. “É meu e ninguém tasca”. “Vou levar o Poder para casa”. Acabou com a verve norteamericana de exclusividade democrática. Quem são vocês? Dirão os outros países. Esses já sabiam. Agora foram os próprios que disseram. Se assumiram golpistas intra muros. “Os EUA somos uma República de Bananas”. Coitadas das bananas, alimento tão completo. Ficou com essa denominação pelas instáveis Repúblicas Latino Americanas produtoras das mesmas. O Trump nem é dessa origem. Felizmente…

Cuba! Venezuela! Rússia! China! Surgem no mundo como sólidas repúblicas.

Cuidado Brasil! Fiquemos lembrados que o maior fã do Trump preside o Brasil e tem a síndrome de permanência no Poder. Exemplo mau dado pode ser seguido. Até pelo fato de que o Trump, como o Bolsonaro, também tem seus milicianos do mal.


BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina e Colunista do Caminhando Jornal TV (TVC-Rio).