Por Emanuel Cancella

Roberto Campos: principal responsável pela compra do ouro ilegal e morte de 570 crianças indígenas!

Pasmem! Segundo o BP Money: Hub de notícias sobre negócios e mercado financeiro, em 23/05/22: “Em três meses, Banco Central comprou a maior quantidade de ouro dos últimos vinte anos, dezenas de toneladas (1)” .

Entre 2015 e 2020, o total de ouro com indícios de ilegalidade comercializado no Brasil foi de 229 toneladas (7). Isso foi o registrado, deve ter sido muito mais.

Blog do Luiz Muller: “STF intima Banco Central sobre comercialização ilegal do ouro. Juros altos não são única sujeira de Campos Neto” (3)!

Juros altos do BC custaram R$ 410 BI a mais para o tesouro em 2021 e 2022 (5)

Alvaro Gribel do Globo, em 27/01/23, publicou: Seis meses depois de o STF questionar o Banco Central, pasmem!, não foi criado nenhum grupo de trabalho para combater ouro ilegal (2).

Segundo a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara : “Crise sanitária, no governo Bolsonaro, resultou na morte de 570 crianças Yanomamis” (4). Hoje sabemos até que  a ministra dos Direitos Humanos, Damares,  pediu que Bolsonaro vetasse leitos de UTI e água potável para indígenas na pandemia (6).

Tudo isso continua a acontecer:  a morte de crianças Yanomamis e a compra do ouro ilegal!

Com certeza que, se o Banco Central não estivesse comprando o ouro ilegal, a fúria do garimpeiro ilegal diminuiria e a floresta estaria sendo preservada e muitos índios, principalmente crianças, estariam sendo salvas!. 

 Fonte:

1 –  https://www.bpmoney.com.br/noticias/economia/banco-central-do-brasil-nao-revelou-compra-de-toneladas-de-ouro

2 – https://oglobo.globo.com/economia/alvaro-gribel/post/2023/01/seis-meses-depois-banco-central-nao-criou-grupo-de-trabalho-para-combater-o-ouro-ilegal  

3 –  https://luizmuller.com/2023/02/08/stf-intima-banco-central-sobre-comercializacao-ilegal-do-ouro-juros-altos-nao-sao-unica-sujeira-de-campos-neto/

4 – https://www.jornalcidade.net/rc/yanomamis-crise-sanitaria-ja-resultou-na-morte-de-570-criancas/237299/

5 – https://blogdopedlowski.com/tag/divida-publica/

6 –  https://www.brasildefato.com.br/2023/01/23/damares-pediu-que-bolsonaro-vetasse-leitos-de-uti-e-agua-potavel-para-indigenas-na-pandemia

7 – https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/maioria-do-ouro-vendido-no-pais-em-2021-tinha-indicio-de-ilegalidade

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!