Por Iluska Lopes

Concessão de quiosque onde congolês foi morto ficará com a família até 2030.

Após iniciativa do advogado Cacau de Brito – colunista e membro do nosso conselho editorial, a família do congolês Moïse Kabagambe, 24 anos, receberá a concessão do quiosque onde o jovem foi brutalmente assassinado no mês passado na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 7, pelo prefeito Eduardo Paes (PSD).

O pleito da mudança de concessão (confira os documentos abaixo) foi encaminhado dia 4 de fevereiro pela Associação dos Advogados Evangélicos do Brasil – AAEB em nome do presidente de honra da entidade Cacau de Brito e do atual presidente Elmo Portella. Além do quiosque Tropicália, o quiosque ao lado, o Biruta, também será administrado pela família de refugiados. No entanto, a prefeitura não informou quando isso será feito.

Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, a ideia é transformar o local num memorial em homenagem à cultura africana. O espaço também poderá ser utilizado para exposições de arte e apresentações musicais típicas, além da realização de feiras de artesanato.

Dr. Cacau de Brito presenteou o jornalista Daniel Mazola com o livro “Frente a frente com Cacau de Brito”, o trabalho é um ajuntamento de pequenos textos que tratam de grandes temas da realidade social do Brasil. (Crédito: Gabriel Fróes/TIL)

Em nota, a Prefeitura do Rio disse que o contrato de concessão com os atuais operadores dos quiosques está suspenso, durante a investigação do crime e que, “caso se comprove que eles não têm qualquer envolvimento no crime, a Orla Rio –empresa que administra os espaços– discutirá a transferência para outro local”.

Mudanças preveem transformar quiosques em ccultura africana. (Crédito: Divulgação/PMRJ)

Segundo a prefeitura, a família de Moïse vai receber treinamento e capacitação para no setor de alimentação, que será oferecido em parceria com a Orla Rio, Sesc, Senac e organizações sociais.

ILUSKA LOPES – Jornalista, Sommelier e proprietária da IPANEMA WINE BAR. Especialista em Turismo, Professora, Locutora, Colunista e Diretora de Redação do jornal Tribuna da Imprensa Livre. iluska@tribunadaimprensalivre.com

CACAU DE BRITO é advogado, escritor, membro da Igreja Batista do Recreio e do Conselho Consultivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre. Reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos fundamentais e militância na área dos Direitos Humanos. Foi diretor e coordenador-geral do Procon-RJ, assessor na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda – SMTE, no Rio de Janeiro e chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – ALERJ, em duas legislaturas. Fundador da Associação dos Advogados Evangélicos do Rio de Janeiro. Colaborador do Projeto Cristolândia, um programa permanente de prevenção, recuperação e assistência a dependentes químicos e codependentes, dirigido pela Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira. Fundador e coordenador do Movimento O Rio pede paz e do Fórum da Cidadania do Rio de Janeiro.


Tribuna recomenda!