Por Luiz Carlos Prestes Filho

O candidato a Prefeito da cidade de Nilópolis, Rio de Janeiro, Abraãozinho David, afirma que: “Prefeito tem que pensar no melhor para o seu povo e sua cidade. No macro e no micro. Por esse prisma generalizar não convém. Existem situações em que devemos olhar para a infraestrutura, outras situações demandam um olhar mais intimista para o cidadão, quando no tocante às políticas de desenvolvimento social, principalmente.” Em entrevista exclusiva para o jornal Tribuna da Imprensa Livre ele destacou que:

“Nilópolis ainda possui bolsões de pobreza pontuais. Faremos um trabalho importante com essas famílias, para que consigamos regularizar seus imóveis e dar a eles as condições dignas de moradia, através da inscrição definitiva, bem como faremos também a reurbanização dessas áreas.”

Abraãozinho David (Fotos: Divulgação)

Luiz Carlos Prestes Filho: Como você vê a cidade de Nilópolis no contexto dos outros 91 municípios do Estado do Rio de Janeiro?

Abraãozinho David: Nilópolis é uma cidade de grande potencial. Aqui temos um povo amável, trabalhador e muito ligado à cultura, diante da presença da nossa querida Beija-Flor. A cidade é muito acolhedora, aconchegante, local em que todo mundo se conhece por conta de seus 9km2 de área habitada.

Prestes Filho: As políticas de Meio Ambiente orientarão as políticas de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico?

Abraãozinho David: Nilópolis tem potencial turístico importante na Baixada Fluminense e essa condição passa, de forma inegável, pelo meio-ambiente. Temos o Parque Natural do Gericinó, um verdadeiro pulmão verde da cidade, que recebe turistas de vários locais do Rio e da própria Baixada. A presença de todos eles no parque fomenta as atividades comerciais da cidade, gerando uma receita importante para diversas famílias e comerciantes, principalmente neste período de recuperação econômica diante da pandemia de Covid-19.

O potencial de exploração positiva do nosso meio-ambiente compõe toda uma política voltada para o desenvolvimento e o crescimento turístico da cidade, diante do capital positivo que esse segmento nos traz.

Prestes Filho: É importante valorizar o bairro, a praça a rua ou o prefeito tem que pensar globalmente, tem que ter um olhar macro?

Abraãozinho David: Prefeito tem que pensar no melhor para o seu povo e sua cidade. No macro e no micro. Por esse prisma generalizar não convém. Existem situações em que devemos olhar para a infraestrutura, outras situações demandam um olhar mais intimista para o cidadão, quando no tocante às políticas de desenvolvimento social, principalmente.

Prestes Filho: O desenvolvimento econômico e a geração de trabalho e renda podem ser potencializadas em Nilópolis?

Abraãozinho David: Temos que valorizar os empreendedores, os micro e pequenos empresários. A nossa política desenvolvimentista passa por aqueles que mantém nossa cidade, dando emprego e gerando renda. Criaremos a sala do Empreendedor, um local destinado para oferecer cursos, materiais e orientação aos nossos empreendedores. Essa força empreendedora é a grande responsável pelos índices de empregabilidade não só em Nilópolis, mas no Brasil de maneira geral. A Prefeitura vai firmar parceira com os empreendedores locais para que a nossa economia interna cresça e, consequentemente, os serviços públicos, sejam ainda mais eficientes para o cidadão.

Implementaremos através da Secretaria de Emprego e Renda, cursos de capacitação com a finalidade de criar trabalhadores autônomos.

Prestes Filho: As politicas de controle da ocupação do território de Nilópolis estão adequadas e atualizadas?

Abraãozinho David: Nilópolis ainda possui bolsões de pobreza pontuais. Faremos um trabalho importante com essas famílias, para que consigamos regularizar seus imóveis e dar a eles as condições dignas de moradia, através da inscrição definitiva, bem como faremos também a reurbanização dessas áreas.

Nilópolis é uma das treze cidades da Baixada Fluminense e um dos menores municípios do Brasil (Reprodução/arquivo Google)

Prestes Filho: Como você vê a política municipal atual?

Abraãozinho David: Sou candidato porque amo Nilópolis. Aqui crio meu filho. Meu pai, Miguel Abraão, foi prefeito marcando a história pessoal e da cidade por ser um homem simples, mas muito preocupado em fazer o bem para o seu semelhante. Vou dar continuidade e dinamizar o que meu tio e atual Prefeito Farid fez. Ele pegou uma cidade destruída. Com milhões e milhões em dívidas. Fez um saneamento das contas brilhante e hoje, sem dúvidas, Nilópolis vai conseguir avançar, sendo uma segunda etapa de nosso planejamento político para o município.

Prestes Filho: Quais suas propostas para saúde e educação?

Abraãozinho David: Vamos manter a linha de reconstrução da cidade. Muito já foi feito na educação. Nossos alunos já passaram, inclusive, para colégios importantes como Pedro II, Cefet, Fiocruz, entre outros. Todas as escolas foram reformadas e eles recebem um material escolar de qualidade. Falo isso porque enquanto vereador pude acompanhar o que foi feito e minha candidata à vice, Flávia Duarte, foi a secretária de educação, responsável por esse belo trabalho. Na saúde iremos, também, continuar nesta mesma linha. Criaremos centros especializados para diagnóstico como o CEDION, voltado para o câncer, e o CIN – Centro de Imagens Nilópolis (exames de imagem). A maior vitória será o término das obras do Hospital e Maternidade que haviam sido demolidos pelo ex-prefeito, Alessandro Calazans. As obras já estão em andamento e os nilopolitanos vão voltar a nascer em nosso município, sem precisar pagar.

No que tange à pandemia, nenhum município do mundo, acredito eu, estava preparado. Porém, Nilópolis foi pioneiro na região ao criar o Centro de Referência Covid 19, inclusive com leitos de CTI, separando o atendimento que acontecia na UPA 24h, evitando assim um contágio dos pacientes.

Prestes Filho: Quais suas propostas para transporte e segurança?

Abraãozinho David: Iremos olhar de maneira mais atenta para a classe dos moto-taxistas. Fazendo um trabalho de reciclagem e dando a eles a dignidade necessária para uma boa prestação de seu serviço, sem esquecer de fazer também um estudo importante para novas linhas de ônibus em nosso município. Novas rotas são muito importantes, principalmente para nossos idosos e pessoas com deficiência, pois quase a totalidade da frota municipal da cidade já possui os elevadores. Quanto aos taxistas iremos dar a eles mais suporte e observar a questão das taxas e tarifas, juntamente com a classe, para que continuem prestando um bom serviço à nossa população. No tocante à segurança pública, vamos seguir a linha de trabalho da integração com as polícias civil e militar – que deu certo na gestão Farid.

Os índices de roubos e furtos diminuíram consideravelmente.

Buscaremos parcerias para implementar, também, algumas outras medidas, como por exemplo, o retorno de monitoramento das vias principais pela Secretaria de Transporte e, dentro do 20º Batalhão de Polícia Militar, a Central de Monitoramento, uma ferramenta importante para a Polícia fazer a segurança ostensiva da população, em conjunto com as viaturas que patrulham nosso município. É bom lembrar que toda a cidade já conta com a iluminação em 100% Led, o que ajuda muito na questão da segurança também. Vamos instituir o PROEIS e lutar pelo Segurança Presente junto ao Governo do Estado.

Prestes Filho: Quais suas propostas para Melhor Idade? Quais iniciativas suas estão voltadas para índios, afrodescendentes, LGBTS?

Abraãozinho David:

Iremos ampliar os Centros de Convivência do Idoso, fazendo mais duas unidades e manteremos o trabalho já realizado na Superintendência da Igualdade Racial e Diversidade Sexual. O governo municipal vai trabalhar no pluralismo de ideias e participação da população.

Prestes Filho: Quais suas propostas para Meio Ambiente? Como você vê o potencial do parque de Gericinó?

Abraãozinho David: Iremos fomentar o plantio de árvores frutíferas pela cidade, bem como hortas comunitárias e intensificação do ensino ambiental, com a escola ambiental no Gericinó. Quanto ao potencial do parque, ele é enorme. Uma área de convivência com animais silvestres, plantas nativas e trilhas para as crianças ao lado de uma área urbana é incrível. Muito podemos fazer no campo da educação, da cultura e do turismo verde neste espaço. Iremos explorá-lo ao máximo.

Prestes Filho: Quais suas propostas para a defesa dos interesses da mulher?

Abraãozinho David: Implementação, pelo Governo do Estado, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, a Deam, é uma das propostas mais importantes para o segmento. Ela atuará na Rede Mulher, em que participam, a Casa da Mulher Nilopolitana e outros organismos de defesa e proteção das mulheres. Mulher não merece nenhum tipo de violência e vamos intensificar o trabalho da Casa da Mulher, buscando um espaço mais amplo. Vamos criar também a casa de passagem, um local para que as mulheres vítimas de violência doméstica possam ficar enquanto sua situação não seja resolvida de forma definitiva. Até que a ordem de afastamento do agressor seja expedida pela justiça, ela e seus filhos menores terão todo o suporte técnico e psicológico.

Abraãozinho David com o prefeito de Nilópolis, Farid Abraão, a vice prefeita Jane Louise David, Ricardo Abraão (presidente da Beija-Flor) e o ex-deputado federal Simão Sessim

Prestes Filho: Sua família tem tradição na política de Nilópolis? Conte sobre seu pai e sua mãe, sobre sua família.

Abraãozinho David: Meus avós vieram do Líbano em busca de paz e aqui em Nilópolis foram bem acolhidos e muito felizes, nos ensinando o caminho do trabalho, coragem e amor, que transformou-se em missão e legado em busca de dias melhores. Esse amor pela cidade cresceu como herança deixada por meu pai, Miguel Abraão, melhor exemplo de homem, que tem ecoado em minhas caminhadas, pelos quatro cantos do município, como um dos melhores prefeitos que essa cidade já teve, não só pelas realizações em prol do povo, mas por ser um ser humano de bom coração e pé no chão. E minha mãe Marlene também não era diferente. Eram um casal muito unido e tinham um amor pela família que traz muita saudade. Formaram uma família de pessoas fantásticas, semeando em nós a vontade de fazer sempre o bem ao semelhante. Seguindo os passos do meu pai na política, quero me tornar seu espelho; além de seguir os exemplos de meu tio Simão Sessim e continuar o trabalho sério e competente de meu tio Farid Abrão na reconstrução da nossa cidade, devolvendo dignidade ao povo nilopolitano.

Prestes Filho: Como se iniciou na política?

Abraãozinho David: Quando criança via em meu pai sempre um grande exemplo de homem, trabalhando por nossa cidade, todos os dias. O tempo foi passando e pude ver que nossa família, através dos meus tios Simão Sessim e Farid Abrão e meu pai foram os grandes responsáveis pelo progresso e desenvolvimento de nosso município. Após haver me formado em odontologia pela UFRJ, comecei a acompanhar mais de perto a política em nossa cidade e, com o apoio do meu tio Farid e do meu primo Ricardo Abrão, me candidatei a Vereador.

Prestes Filho: A democracia é o sistema político que deve ser protegido e fortalecido?

Abraãozinho David:

Não existe nada melhor que a democracia. Autoritarismo nunca foi a nossa linha de trabalho. Um povo só é forte quando sua democracia é sólida e imutável.

 


LUIZ CARLOS PRESTES FILHO – Cineasta, formado na antiga União Soviética. Especialista em Economia da Cultura e Desenvolvimento Econômico Local, diretor executivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre. Coordenou estudos sobre a contribuição da Cultura para o PIB do Estado do Rio de Janeiro (2002) e sobre as cadeias produtivas da Economia da Música (2005) e do Carnaval (2009). É autor do livro “O Maior Espetáculo da Terra – 30 anos do Sambódromo” (2015).