Redação

A reportagem da Tribuna de Imprensa Livre apurou que os moradores do bairro do Riachuelo estão sendo vítimas de mais um assédio da milícia na cidade do Rio de Janeiro.

O pessoal lá do bairro Riachuelo, na Avenida 24 de Maio, entre Rocha e Sampaio, está sendo pressionado por uma milícia. Um homem tem cobrado R$ 100 de moradores e 300 de pequenos comerciantes para contratar seguranças para fazer uma ronda noturna na região.

O legislador brasileiro instituiu o crime de milícia através da Lei nº. 12.720/2012 ao acrescentar o art. 288-A ao Código Penal, com a seguinte redação: “Constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão com a finalidade de praticar qualquer dos crimes previstos neste Código”. A pena cominada é de reclusão de quatro a oito anos.

O suspeito se identifica como Luiz Vianna (acima) e dá seu contato (21) 978856430, oferecendo segurança pública aos moradores, direito de todo cidadão através do poder público e não privado, em troca do recebimento de dinheiro que todos já pagamos através dos impostos cobrados. Há notícia que seja um ex-presidiário o autor dessa ação já do conhecimento da polícia estadual, sem providências até o presente momento. O fato de ser um ex-presidiário não o desqualifica, desde que sua ação laborativa fosse lícita.

Os moradores se sentem reféns dessa coação e ameaça implícita para aqueles que não concordarem com os serviços oferecidos.


Tribuna recomenda!