Por Iluska Lopes

O convidado da semana do programa TRIBUNA NA TV – vai ao ar nesta quarta-feira (25) a meia noite na TVC-Rio, canal 6 da operadora NET – é um importante membro da segunda geração da família Gracie, Presidente da Federação de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro e decano da família, Mestre Robson Gracie.

Com uma vida inteira dedicada ao Jiu-Jitsu, Carlos Robson Gracie, 84 anos, é filho do Grande Mestre Carlos Gracie e sobrinho de Hélio Gracie, Robson é o segundo filho de Carlos e pai de personalidades do Jiu-Jitsu, como Ralph Gracie, Renzo Gracie e Rayan Gracie, além de outros  7 filhos.

Aprendendo artes marciais com seu pai e seu tio, Robson Gracie começou a treinar jiu-jitsu quando ainda era criança, e assim como seus antecessores também competiu em eventos de Vale Tudo na década de 1950. Sua estreia nos combates de artes marciais foi contra Artur Emídio, em abril de 1957, e a luta foi encerrada com uma bela finalização do Gracie, provando logo em seu primeiro combate a eficiência do jiu-jitsu Gracie.

Carlos Gracie e Hélio Gracie, os patriarcas da família, são considerados os pais do jiu-jitsu no Brasil. Desenvolveram técnicas em que um lutador mais fraco pode derrotar um oponente mais forte, usando estrangulamentos, alavancas, imobilização e torções, por isso são considerados responsáveis pelo desenvolvimento do estilo de arte marcial brasileira conhecido hoje como jiu-jitsu brasileiro, Brazilian Jiu-Jitsu ou BJJ.

Durante a entrevista o Mestre Robson Gracie contou como toda essa história de sucessos começou. Acontece quando o jiu-jitsu japonês foi apresentado à família Gracie, no Brasil, ao redor de 1914, por Conde Koma (Mitsuyo Maeda). Conde era campeão de judo e discípulo direto de Jigoro Kano, fundador do Judô, na Kodokan do Japão.

Nosso entrevistado lembrou que foi seu pai, Carlos Gracie o primeiro a aprender com o Conde Koma, se dedicando por alguns anos e, depois, passou seu conhecimento para os irmãos. E foi Hélio Gracie, o irmão mais novo de Carlos, o principal responsável pelo refinamento técnico da arte japonesa, o que o levou a ser conhecido como o “Criador do Jiu-Jitsu Brasileiro”.

Mestre Robson Gracie destacou que na década de 1990, a família revolucionou o mundo das artes marciais quando Rorion Gracie criou o Ultimate Fighting Championship (UFC) o primeiro dos campeonatos de vale-tudo que depois ficaram conhecidos como campeonatos de MMA (Artes Marciais Mistas), nos quais lutaram e foram campeões Rickson, Royce, Royler, Renzo, Ralph, Ryan e Rodrigo.

Daniel Mazola e Robson Gracie (crédito: Max Figueiredo)

Confira essas e outras histórias do Mestre Robson Gracie no programa TRIBUNA NA TV, apresentado pelo jornalista Daniel Mazola, produzido pelo jornal Tribuna da Imprensa Livre. Confira a entrevista, inscreva-se no canal e deixe seu like!