Redação

O presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer neste sábado (24.out.2020) que é contra a obrigatoriedade de uma vacina contra a covid-19.

A possibilidade é defendida pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), crítico ferrenho de Bolsonaro. O tucano quer exigir a imunização em todo o Estado que comanda.

Com seu cachorro, o Faísca, o chefe do Executivo ironizou a ideia em seu perfil no Twitter:

“Vacina obrigatória só aqui no Faísca”, escreveu

Não é a 1º vez que Bolsonaro critica a possibilidade de uma imunização obrigatória. Em agosto, o presidente já havia afirmado que “ninguém” precisará tomar a vacina caso não queira. Assista à declaração (38seg):

Mais recentemente, na 5ª feira (22.out), o chefe do Executivo voltou a comentar o assunto. E criticou novamente, sem citar nomes, João Doria.

“Realmente, impor medidas autoritárias só para esses nanicos projetos de ditadores como esse cara de São Paulo aí. Eu não ouvi dizer, e acho que vocês também, nenhum chefe de Estado do mundo dizendo que iria impor a vacina. Isso é uma precipitação, é mais uma maneira de levar terror junto à população”, declarou Bolsonaro a apoiadores no Palácio da Alvorada.

BOLSONARO VETA VACINA CHINESA

O presidente da República decidiu cancelar o acordo firmado pelo Ministério da Saúde para a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, a vacina contra covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

O imunizante chinês contra a covid-19 está na 3ª e última fase de testes. De acordo com o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, a segurança da substância já está comprovada. Falta agora testar sua eficácia.

No início desta semana, autoridades paulistas apresentaram os resultados dos estudos mais recentes com a CoronaVac. Segundo os estudos, 35% dos 9.000 voluntários tiveram reações leves, como dor no local da aplicação, e nenhum efeito colateral grave durante os testes. O resultado significa que a vacina tem “excelente perfil de segurança”, de acordo com Dimas Covas. “É a vacina mais segura, no momento. Não no Brasil. No mundo”.


Fonte: Poder360