Por Michelle Meneses

Enfim, chegou Dezembro, último mês de 2020! Tentamos respirar aliviados, mas nos falta força em um ano marcado pela dor, pelo sofrimento e morte. Estamos todos exaustos fisicamente e mentalmente!

2020 trouxe para a humanidade uma Pandemia jamais vista e vivida de forma simultânea em todas as partes do mundo.

De uma hora para outra, nossas vidas foram freadas, e fomos jogados em uma nova realidade, em um turbilhão de emoções, de medos, incertezas, com distanciamento social, isolamento e ausência de abraços.

2020 está sendo muito duro, difícil e cruel para todos.

A perda da vida, da liberdade, da saúde física e mental deixaram marcas nas pessoas. Ao depararmos com este vírus mortal, nos demos conta da inexorável realidade de que somos seres finitos! Que a vida tem um fim, que as relações são linhas frágeis que podem ser arrebentadas num piscar de olhos!

2020 nos deu uma lição, nos ensinou sermos ainda mais fortes, a encarar nossas vidas com mais responsabilidade e acima de tudo a exercer o sentimento de compaixão e empatia pelo próximo.

A dor do outro é também a minha dor.

As incertezas que rondam a nossa existência e a dos nossos entes amados, geram uma angústia e insegurança que nunca antes tínhamos experimentado.

Levantar a cada manhã não tem sido fácil, mas precisamos seguir em nossa jornada pela vida, precisamos acreditar com fé e esperança que o futuro será melhor!

Que 2021 nos traga a Cura para esse misto de ignorância e insensatez que assola nosso país, consumindo nossas energias diariamente diante de tanta insanidade e desprezo pela vida.

Que 2021 nos traga a Vacina da Covid19, para que aos poucos possamos retornar a nossa rotina, de certo que não seremos mais os mesmos, ninguém passa por uma Pandemia incólume, marcas profundas e indeléveis ficarão para todo sempre em nossas vidas!

Caberá a cada um de nós fazermos a nossa parte para tornar o mundo um lugar mais leve, feliz e solidário para se viver.

Eu desejo a todos vocês Saúde, Amor, Paz, Sabedoria, Harmonia e Esperança hoje e sempre.

Feliz Natal!
Feliz 2021!


MICHELLE MENESES – Advogada, Escritora, Mãe de 4 filhos e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.